“Trilogia de Alice”, de Tom Murphy

Inédita em Portugal, “Trilogia de Alice” foi escrita em 2005 e originalmente produzida pelo Royal Court Theatre, em Londres. A peça oferece-nos uma viagem por três momentos da vida de uma mesma personagem (Alice, uma doméstica casada com um banqueiro de sucesso, mãe de filhos), ao longo de três décadas e meia – entre os anos 80 do século XX e o início do século XXI. 
A jornada, adianta o encenador, relata a “peregrinação interior” desta mulher, através de “ligações, em tempos alternados, de experiências, de descobertas, de anseios” da personagem e de “breves relatos de vidas que se cruzam com a sua, respectivos gestos falhados e (des)ilusões”. “Talvez sejam só fantasmas em viagem, que transportam o desconforto da existência cheia de ‘desconhecido a que dão o nome de Deus’” – acrescenta Nuno Carinhas, citando uma das frases de Alice.
Responsável pela apresentação em Portugal de várias obras da dramaturgia irlandesa contemporânea, o encenador afirma que “esta Alice multiplicada está inscrita na linhagem do teatro irlandês das personagens femininas com voz, que se contam por direito e necessidade de partilha. Mulheres que combatem, com as palavras ditas, a dificuldade de existirem”.

“Trilogia de Alice”, de Tom Murphy © Eduardo Pinto

TEATRO | ESTREIA
Trilogia de Alice, de Tom Murphy
enc. Nuno Carinhas
A ESCOLA DA NOITE

27 de Março a 2 de Abril de 2023
segunda a sexta-feira, 19h00
sábado, 21h30, domingo 16h00

6 a 23 de Abril de 2023
quinta e sexta-feira, 19h00
sábado, 21h30, domingo 16h00
(excepto 9/4/2023)

> M/14 > 90 min > 5 a 10€

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
bilheteira online

equipa de “Trilogia de Alice” (© Eduardo Pinto)

texto Tom Murphy
tradução Paulo Marques Dias
encenação Nuno Carinhas
interpretação Ana Teresa Santos, Igor Lebreaud, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash, Rita Brütt
cenografia Henrique Pimentel e Nuno Carinhas figurinos Ana Rosa Assunção adereços Henrique Pimentel luz Danilo Pinto som Zé Diogo cabelos Carlos Gago assistência aos ensaios e contra-regra Beatriz Roxo (estagiária – Mestrado em Estudos Artísticos da FLUC) 

direcção técnica e de montagem Rui Valente execução de cenografia António Lobo, Danilo Pinto, Diogo Lobo, João Paulo Santos, Luís Serrano, Zé Diogo montagem e operação técnica Danilo Pinto, Diogo Lobo, Rui Valente, Zé Diogo execução de figurinos Alda Clemente e Elsa Rajado direcção de cena Miguel Magalhães fotografia Eduardo Pinto edição do programa Igor Lebreaud, Pedro Rodrigues grafismo Ana Rosa Assunção produção e comunicação Eduardo Pinto, Pedro Rodrigues limpeza e bar no TCSB Cláudia Natividade estagiárias de produção Mariana Banaco, Juliana Roseiro
assistentes de sala no TCSB Andreia Natividade, Cláudia Morais, João Sousa, Juliana Roseiro, Maria Dias, Mariana Banaco, Marta Gameiro, Nuno Brás, Patrícia Mendonça

agradecimentos Adriana Bebiano, Cena Lusófona, Centro de Artes Visuais, Filomena Louro, Martha Mendes

Trinta anos e um “intruso convidado”
[texto da companhia no programa do espectáculo]

Alice ainda vive aqui
[texto de Filomena Louro]

nota biográfica do autor

nota biográfica do encenador

fotografias de ensaio

Comments are closed.