Archive for the ‘programação’ Category

Línguas destravadas no TCSB

Sábado, Outubro 14th, 2017

2fotos

Catarina Moura realizou hoje, pela primeira vez no TCSB e no âmbito dos Sábados para a Infância, a oficina de trava-línguas. Mais de duas dezenas de crianças ouviram histórias, experimentaram lengalengas e trava-línguas, acertaram ritmos.

Para a semana, no bar do Teatro, Cláudia Sousa volta a abrir a mala dos livros, para a primeira sessão de Flores de Livro – leitura de contos para a infância da temporada.

Faça-nos companhia!

Hoje no TCSB: Oficina de Trava-Línguas, com Catarina Moura

Sábado, Outubro 14th, 2017

catarina moura oficina trava linguas

Catarina Moura traz hoje aos Sábados para a Infância, pela primeira vez, a oficina de trava-línguas.

É para crianças entre os 5 e os 10 anos e tem diversão garantida.

Faça-nos companhia!

OFICINA
Oficina de trava-línguas
Catarina Moura
14 de Outubro de 2017
Sábado, 11h00
5 aos 10 anos > 90?
Preço: 6 Euros
Sábados para a infância no TCSB

Catarina destrava línguas no TCSB

Terça-feira, Outubro 10th, 2017

Uma oficina de trava-línguas é a original proposta do próximo Sábado para a Infância, no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra. No dia 14 de Outubro, pelas 11h00, a cantora Catarina Moura dirige a iniciativa, destinada a crianças entre os 5 e os 10 anos. Entre “três pratos de trigo”, “três tigres tristes”, um “pardal pardo palrador” e um “coelho furunfunfelho”, a diversão está garantida!

Oficina_trava-linguas

desenho de Luís Pedro Madeira

Catarina Moura, a bela e inconfundível voz do Taleguinho, traz desta vez aos Sábados para a Infância uma oficina que tem realizado em escolas e noutros espaços culturais do país. Os trava-línguas são provenientes da tradição oral popular e podem aparecer como versos, frases ou prosa. O desafio é dizer as palavras de forma rápida ou várias vezes repetidas sem errar… sem travar a língua!
Para além do aspecto lúdico, os trava-línguas desempenham também um importante papel ao nível psico-linguístico, devido à sua estrutura de textos curtos, com cinco ou seis versos, em métrica de quatro a seis sílabas. “A sua forma de jogo verbal-gestual – dizer com rapidez e clareza sílabas muitas vezes difíceis de pronunciar – gera na criança prazer (físico e psíquico) e permite resolver ou mitigar uma necessidade. Com a aquisição da leitura e da escrita esta torna-se uma ferramenta pedagógica essencial para a consolidação do português nas crianças” – adianta Catarina Moura.
A oficina tem a duração de uma hora e meia (com um breve intervalo), está marcada para as 11h00 e custa 6 Euros por participante. É possível e aconselhável efectuar inscrição prévia, pelos contactos habituais do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

Catarina Moura

Catarina Moura

CATARINA MOURA
Ana Catarina Ribeiro de Moura nasceu no Entroncamento, a 25 de Dezembro de 1975. Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Trabalhou durante 13 anos na área de Educação de Adultos.
É convidada em 2013, pela companhia ACCCA da coreógrafa Clara Andermatt, para participar como intérprete e criadora no espetáculo “Fica no Singelo”, com direção artista e coreográfica de Clara Andermatt, presentemente em cena.
Integra desde 1999 a Brigada Victor Jara, o grupo Segue-me à Capela, e o Realejo com onde permaneceu até 2013.
Em 2010 grava com o grupo Galego Ardentia o CD “Ardentia Vintage” (2012).
Enquanto intérprete participa no filme “Fados” do realizador Carlos Saura. Com a Produtora Persona Non Grata grava em 2007 e 2011 um tema da banda sonora da curta-metragem “Deus não quis”, do realizador António Ferreira, e um tema da curta-metragem “O vôo da papoila” realizada por Nuno Portugal.
Durante a sua vida académica integrou os seguintes grupos: Grupo de Música Popular Contos Velhos Rumos Novos da Tuna Académica da Universidade de Coimbra; Grupo Etnográfico e Folclórico da Academia de Coimbra (GEFAC) e Orquestra Típica e Rancho da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.
Em 2014 cria com Luis Pedro Madeira o projecto de intervenção cultural para público infantil Taleguinho, que tem sido um dos principais parceiros d’A Escola da Noite nos Sábados para a Infância no TCSB.

ESTÁ A CHEGAR A “EMBARCAÇÃO DO INFERNO
Entretanto, ainda no TCSB, está quase tudo pronto para voltar a receber a “Embarcação do Inferno”, que A Escola da Noite e o Cendrev colocaram a navegar há um ano. A temporada em Coimbra, que decorre entre 18 e 29 de Outubro, marca o início da segunda fase de apresentações deste espectáculo, que assinala os 500 anos da primeira apresentação e da primeira publicação do mais conhecido e estudado texto de Gil Vicente, também conhecido como “Auto da Barca do Inferno”.
O espectáculo tem co-encenação de António Augusto Barros e José Russo, cenografia de João Mendes Ribeiro e Luisa Bebiano, música de Luís Pedro Madeira, figurinos e bonecos de Ana Rosa Assunção e desenho de luz de António Rebocho. O elenco, composto por actores das duas companhias, conta com Ana Meira, Igor Lebreaud, Jorge Baião, José Russo, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Rosário Gonzaga e Rui Nuno. CARTAZCOIMBRAEVORA
As 10 sessões para o público escolar estão praticamente esgotadas, com a presença confirmada de 16 escolas ou agrupamentos da Região e de perto de 1.300 alunos dos ensinos básico e secundário. Para o público em geral estão previstas 6 sessões, entre 21 e 29 de Outubro, de quinta a sábado às 21h30 e aos domingos às 16h00. Os bilhetes podem ser comprados antecipadamente ou reservados pelos contactos habituais do Teatro.

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo
Programação até ao final de Outubro/2017

OFICINA
Oficina de trava-línguas
Catarina Moura
14 de Outubro de 2017
Sábado, 11h00
5 aos 10 anos > 90′
Preço: 6 Euros
Sábados para a infância no TCSB

LEITURA DE CONTOS PARA A INFÂNCIA
Flores de Livro
Cláudia Sousa
21 de Outubro de 2017
sábado, 11h00
Bar do TCSB > M/2 > 50′
Preços: 3,00 € (individual); 5,00€ (criança + acompanhante)
Sábados para a infância no TCSB

TEATRO
Embarcação do Inferno
de Gil Vicente
A Escola da Noite / Cendrev
21 a 29 de Outubro de 2017
quinta a sábado, 21h30 > domingos, 16h00
sessões para escolas:
18 a 27 de Outubro
quarta a sexta-feira, 11h00 e 15h00
M/12 > 60′
Preços: 3 a 10 Euros

DANÇA | OFICINA
Dança para pais e filhos
Leonor Barata
28 de Outubro de 2017
Sábado, 11h00
adultos + crianças dos 18 meses aos 4 anos > 60′
Preço: 10 Euros (adulto+criança)
Sábados para a infância no TCSB

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Fernando Marques Ensemble trouxe o fado ao TCSB

Segunda-feira, Outubro 9th, 2017

(des)Encontros | Fernando Marques Ensemble

A semana terminou com o belo concerto do Fernando Marques Ensemble. Com um alinhamento centrado no disco (des)Encontros, editado no início deste ano, o grupo apresentou um reportório composto na sua quase totalidade por originais de Fernando Dias Marques, com poemas de Eugénio de Andrade, Fernando Pinto do Amaral, Helena Carvalho, João Rasteiro e Manuel Alegre, entre outros.

Depois de Birds Are Indie (Fevereiro), de a Jigsaw (Maio) e do Rap trazido pelo CES (Julho), este foi o quarto concerto do ano no Teatro da Cerca de São Bernardo, onde a diversidade das propostas continua a ser um dos eixos do serviço público assegurado pel’A Escola da Noite, enquanto entidade responsável pela gestão e pela programação.

Agora é altura de voltar ao Teatro: arrumados os instrumentos, voltamos a abrir as quarteladas para fazer subir o Inferno, com as palavras de Gil Vicente. Faça-nos companhia!

Maré alta (e colorida) na reabertura dos Sábados para a Infância

Domingo, Outubro 8th, 2017

Sem nome

Ana Biscaia tinha prometido uma praia no sub-palco do teatro.

Com a ajuda dos seus 7 jovens companheiros, ela saiu maior e mais colorida do que a encomenda!

Recomeçaram da melhor maneira os Sábados para a Infância no TCSB. Consulte a programação e veja o que temos para oferecer aos seus miúdos até ao final do mês. Faça-nos companhia!