Programação de 18 de Julho a 3 de Agosto no TCSB

No próximo sábado, 22 de Julho, recebemos o espectáculo “A Cidade e As Serras (Não É Eça)”, co-produção entre o Teatro do Montemuro e o Teatro da Palmilha Dentada. O espectáculo integra a programação ao ar livre do TCSB e terá lugar no Pátio do Centro de Artes Visuais, junto ao Pátio da Inquisição, às 22h00. A entrada é livre.
Faça-nos companhia!

“A Cidade e As Serras (Não É Eça)”, co-produção Teatro do Montemuro / Teatro da Palmilha Dentada

Presença habitual no Teatro da Cerca de São Bernardo, graças ao intercâmbio que há largos anos mantém com A Escola da Noite, a companhia Teatro do Montemuro, sediada em Campo Benfeito (Castro Daire), regressa a Coimbra com um novo espectáculo ao ar livre, desta feita em co-produção com o grupo portuense Teatro da Palmilha Dentada.
Como é habitual no trabalho destes dois grupos, a boa disposição está garantida. Com texto e encenação de Ricardo Alves, esta “A Cidade e As Serras” (que as companhias fazem questão de distinguir do romance com o mesmo nome escrito por Eça de Queiroz) fala de “interioridade”, de “empreendedorismo”, de fundos europeus, de minas de lítio e de um súbito interesse da comunicação social pelas “riquezas da região”. Tudo acontece na aldeia de Terras de Sol Posto, situada no meio da serra e onde Idalécio e Amândio são agora os únicos habitantes, pois até as ovelhas foram para a cidade em busca de uma vida melhor.
O espectáculo é apresentado em Coimbra numa sessão única, no Pátio do CAV, a 22 de Julho, pelas 22h00. A entrada é gratuita.

ESTRADA DE TERRA E GUARDA CHAVES COM LOTAÇÃO ESGOTADA
Já esgotadas estão as outras duas propostas da semana – o espectáculo “Estrada de Terra”, de Tiago Correia, pel’A Turma, e a visita do Guarda Chaves à Baixa de Coimbra. No que diz respeito a esta última, estão prometidas novas visitas – à Baixa, ao Museu do Chiado e ao Pátio da Inquisição –, logo nos primeiros dias de Setembro.

“O estranho apetite de Belemundo”, de Ana Lázaro

SÁBADOS PARA A INFÂNCIA
Ricardo Kalash (a 22 de Julho) e Ana Lázaro (29 de Julho) são os responsáveis pelos dois últimos sábados para a infância da temporada.
Em “Ai que medo!”, oficina de teatro para crianças entre os 6 e os 12 anos, o actor d’A Escola da Noite propõe-se trabalhar (e brincar) a partir de “histórias de arrepiar”. A inscrição custa 10 Euros e pode ser feita pelos contactos habituais do Teatro.
No dia 29, a actriz e dramaturga Ana Lázaro vem pela primeira vez ao TCSB e dirige duas oficinas para dois grupos etários distintos: às 10h00 para crianças entre os 5 e os 7 anos; às 11h30 para crianças entre os 8 e os 12 anos. Ambas são construídas a partir da história de Belemundo Come-e-Cala, “um rapaz guloso e comilão que tinha o estranho hábito de comer palavras à refeição!”.
Partindo das linhas orientadoras do Teatro e da Expressão Dramática, as crianças são convidadas não só a escutar a história, mas também a participar e actuar na narrativa. Numa dinâmica de grupo, “os participantes são convidados a integrar um processo de reconhecimento dos seus instrumentos e capacidades expressivas, mas também incitados a reflectir acerca das possibilidades emocionais, expressivas e simbólicas das palavras” – adianta a escritora e intérprete.
As oficinas têm a duração aproximada de 70 minutos e a inscrição custa 10 Euros.

Concerto Nº1 para Laura, de Sílvia Real (© Estelle Valente)

CITEMOR
A programação de Julho e Agosto do Teatro da Cerca de São Bernardo inclui ainda dois espectáculos do Citemor – Festival de Montemor-o-Velho. Já é possível reservar ou comprar bilhete para “Concerto Nº1 para Laura”, de Sílvia Real (28 de Julho, 21h30) e para “Una Mesa Propria (danza de manos)”, de Olga Mesa (3 de Agosto, 21h30), ponto culminante de uma residência de criação artística que a coreógrafa espanhola realiza no TCSB a partir de 22 de Julho.

TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO

sábado, 22h00
> Pátio do CAV
> M/6 > 60 min > entrada gratuita