O estranho apetite de Belemundo | ANA LÁZARO

“O estranho apetite de Belemundo”, de Ana Lázaro

Nesta oficina, vamos descobrir e explorar a história de Belemundo Come-e-Cala… um rapaz guloso e comilão que tinha o estranho hábito de comer palavras à refeição! E apesar de comer palavras parecer divertido, imaginem-se as indigestões, avarias e confusões que podem provocar tantas letras, sílabas, rimas e expressões! Nesta apetitosa aventura, Belemundo parte numa incrível viagem à descoberta do mundo e vai aprender que há outras formas de apreciar as palavras, sem ter de as comer!

Partindo das linhas orientadoras do Teatro e da Expressão Dramática, as crianças são convidadas não só a escutar a história, mas também a participar e atuar na narrativa: integrando um espaço de exploração da criatividade e imaginação. Numa dinâmica de grupo, os participantes serão convidados a integrar um processo de reconhecimento dos seus instrumentos e capacidades expressivas, mas também incitadas a refletir acerca das possibilidades emocionais, expressivas e simbólicas das palavras.

Propõe-se palavras e gestos, improvisam-se situações e personagens, abre-se espaço para novas ideias, pensamentos e invenções.

HISTÓRIA DRAMATIZADA E OFICINA DE EXPRESSÃO DRAMÁTICA
“O estranho apetite de Belemundo”
ANA LÁZARO
29 de Julho de 2023
sábado, 10h00 (5 a 7 anos)
sábado, 11h30 (8 a 12 anos)
> Sala Brincante da Cena Lusófona
> 70 min > 10€

[SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB]

239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

“O estranho apetite de Belemundo”, de Ana Lázaro

Ana Lázaro é Licenciada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, e formada pela Act – Escola de Atores. Trabalha como Atriz, acumulando ainda experiência enquanto Dramaturga, Encenadora e Escritora. Enquanto Atriz colaborou com várias Companhias nacionais e integrou Produções independentes e séries de ficção nacional.

É Diretora Artística do Núcleo artístico ‘DOBRAR, onde tem vindo a desenvolver projetos multidisciplinares que integraram diversas programações culturais nacionais e internacionais, colaborando com a Fábrica das Artes – Centro Cultural de Belém; Festival Internacional de Artes para a Juventude Ziguzajg, em Malta; o BlackSea International Theatre Festival / Sabanci Theatre Festival  Istambul (Turquia); Swatch Art Peace Hotel, Xangai; Bienal de Veneza 2015.

Como escritora de ficção foi distinguida com o Prémio literário internacional Sea of Words, pela Anna Lindh Foundation / IEMED, Barcelona, 2013; Venceu o Prémio FNAC Novos Talentos da LITERATURA 2014. Venceu o Prémio Literário Maria Rosa Colaço, 2017 Portugal com o Conto. Pescadores de Nuvens (Porto Editora, 2017). Foi Finalista do Prémio Internacional de Literatura – Barco a Vapor, Brasil em 2016.

É autora de diversas Peças de Teatro colaborando regularmente como Dramaturga com Companhias como Teatro da Terra; Teatro dos Aloés; Companhia de Atores; Teatro do Elétrico entre outros.

É júri convidada do LAB – Laboratório de Adaptação de textos para Teatro – Teatro Meridional.

Tem Livros editados, entre eles: O estranho apetite de Belemundo – Porto Editora; A Dança das Raias Voadoras – Companhia das lhas; A Grande Revolução dos Insetos – Teatro da Terra.

Coordena e colabora em Projetos Multidisciplinares de Práticas Artísticas em contextos sociais e dedicados à Infância e Juventude, entre eles o Projeto de Intervenção Social e Criação artística AUTO – Santa Casa da Misericórdia – que coordena enquanto Diretora Artística /  As Palavras Escondidas (Projeto de combate à iliteracia e criação de textos por Jovens em contextos vulneráveis)  .