Concerto Nº1 para Laura | SÍLVIA REAL

Sempre pensámos os nossos heróis em conexão com a morte e a guerra (…) vivendo nós numa cultura de dominação, escolher verdadeiramente amar é heroico…

Bell Hooks
Concerto Nº1 para Laura, de Sílvia Real (© Estelle Valente)

O palco como lugar de união, combate e utopia. E antes de tudo, o som. Sempre a música como motor: agir, reagir, resistir, reexistir. Permanecer no presente e ensaiar o desejo de um mundo novo e de novas formas de conviver. Acomodar o incómodo, abraçar o risco de falhar. Cantar, dançar, ousar comunicar da forma que melhor sirva uma intenção coletiva de mudança. Recusar a discriminação e as injustiças sociais que persistem e se agigantam à boleia de mais uma crise. Reconstruir, restaurar, reumanizar.

Num tempo noturno de (im)possibilidades, Sílvia Real decidiu mergulhar na sua memória de três décadas de repertório artístico, um universo saturado de referências musicais ecléticas, personagens femininas marcantes e figurinos fantasma. Um mergulho íntimo do qual emergiram com renovado fulgor palavras e canções que, outrora familiares, são agora apropriadas por uma banda em (des)construção, para dar voz ao que mais importa pôr em movimento: a empatia, a cooperação, uma ideia viva de revolução.

Assim é Concerto nº1 para Laura, uma chamada à realidade e um apelo à ação, para o qual Sílvia Real convocou os seus cúmplices de longa data, o coreógrafo Francisco Camacho, a música Sofia Sequeira, a investigadora Simone Longo de Andrade, a bailarina e cocriadora Beatriz Valentim e o bailarino e cocriador Magnum Soares.

Este espectáculo é dedicado ao músico Pedro Gonçalves (1970-2021)

DANÇA
Concerto Nº1 para Laura
SÍLVIA REAL

28 de Julho de 2023
sexta-feira, 21h30
> M/6 > 80 min
> preço definido pelo espectador
org. CITEMOR

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Teaser | Concerto n.º1 para Laura from Real Pelágio on Vimeo.

direcção artística e coreografia Sílvia Real
apoio dramatúrgico e coreografia Francisco Camacho e Sílvia Real
intérpretes Beatriz Valentim, Magnum Soares, Sílvia Real e Ana Sofia Sequeira (participação especial) direcção musical Ana Sofia Sequeira assistente musical Sérgio Pelágio investigação na área dos direitos humanos Simone Andrade apoio guarda-roupa (a partir do espólio de figurinos de Ana Teresa Real) Ainhoa Vidal apoio cénico (a partir de antigos adereços) Laura Monteiro maquilhagem Rafael Valentini desenho de luz Tasso Adamopoulos operação de luz Paulo Cunh desenho de som Sérgio Milhano (PontoZurca) operação de som Pedro Baptista e Sérgio Milhano (PontoZurca) direcção de produção, vídeo, realização e operação de legendas Sofia Afonso produção executiva Isabel Machado, Rodolfo Freitas design Carlos Bártolo fotografia Rita Delille, Estelle Valente comunicação Susana Ribeiro Martins assessoria de imprensa Showbuzz tradução Catarina Lourenço produção Produções Real Pelágio

co-produção São Luiz Teatro Municipal, Câmara Municipal de Castelo Branco e Câmara Municipal de Torres Vedras

agradecimentos Álvaro Rosso, Ariana Furtado, Beatriz Vicente, Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Diego Lasio, Ermelinda Nunes, Fernando Baggio, Frank Laubenheimer, Grupo 23: silêncio!, João Dias, Laura Monteiro, Luís El Gris, Manon Marques, Mia Vaz, Olinda Gil, Ricardo Sequeira, Simão Bárcia, Simone Domingues, Sofia Pelágio

Concerto Nº1 para Laura, de Sílvia Real (© Sofia Afonso)

Comments are closed.