“Laboratório de Escrita para Teatro — Revoluções” | CLUBE DE LEITURA TEATRAL

Ricardo Correia, coordenador e fundador deste Clube de Leitura Teatral, dirige a sessão de Abril, na Cena Lusófona. O encenador trabalhará com os participantes à volta do livro Laboratório de Escrita para Teatro — Revoluções.
Este livro reúne uma selecção de seis dramaturgos/as com o objectivo de escrever peças curtas a partir do tema Revoluções, antecipando as comemorações dos 50 Anos 25 Abril.
Aproveitamos a Leitura dirigida por Ricardo Correia, dia 9 de abril às 18h30, para o lançamento do livro. Tudo com entrada livre.
O Clube de Leitura Teatral é um projeto conjunto do TAGV e d’A Escola da Noite que tem como objectivo a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia.

TEATRO | LEITURA
“Laboratório de Escrita para Teatro — Revoluções”
Leitura dirigida por RICARDO CORREIA

CLUBE DE LEITURA TEATRAL
9 de Abril de 2024
terça-feira, 18h30
> Sala Brincante da Cena Lusófona
> 90 min > entrada gratuita
co-org. TAGV / A Escola da Noite

Ricardo Correia
Portugal, 1977. Director Artístico da Casa da Esquina, estrutura de criação e programação de Coimbra, com apoio sustentado da DGartes para o quadriénio 2023-2026 onde desenvolve trabalho de criação transdisciplinar em regime colaborativo, investindo numa dramaturgia original, de mediação entre o real e a ficção, do arquivo como prática, implicando o documental, o autobiográfico, a pós-memória e o questionamento do território.
Desde 2001 que trabalha em teatro, cinema e televisão como actor, dramaturgo e encenador. Representado pela Agente a Norte. Encenou mais de uma vintena de espectáculos, apresentados em vários teatros, escolas, festivais prestigiados (FIT em Belo Horizonte, BE Festival em Birmingham) e em várias geografias internacionais (Vigo, Santiago de Compostela, Rio de Janeiro, São Paulo, Leipzig, Londres, Newcastle, entre outros).
É autor publicado de cerca de uma dezena de textos para teatro.
Lecciona desde 2013 como Professor-Adjunto na Licenciatura de Teatro e Educação da ESEC/IPC (interpretação, dramaturgia e encenação) na qual é director de curso. Investigador do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra.
Doutorando em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra desde 2018 com o projecto “Política, Resistência e Prática Dramatúrgica na Contemporaneidade – Um Estudo de Caso”.