Archive for Setembro 22nd, 2020

Filme de Buster Keaton abre terceira semana de “Palhaço velho, precisa-se”

Terça-feira, Setembro 22nd, 2020

“The General”, o filme de Buster Keaton que em Portugal ficou conhecido como “Pamplinas Maquinista”, é a segunda proposta d’A Escola da Noite no ciclo de cinema associado à temporada do espectáculo “Palhaço velho, precisa-se”. É exibido esta quarta-feira no Teatro da Cerca de São Bernardo, abrindo a terceira semana da temporada da mais recente criação da companhia de Coimbra.

The General
“The General” (“Pamplinas Maquinista), de Buster Keaton e Clyde Bruckman, é uma comédia romântica realizada em 1927. Durante a Guerra Civil Americana, para impressionar a sua namorada, Johnnie Gray (Buster Keaton) corre a alistar-se. É rejeitado. Volta ao seu trabalho como maquinista, o que lhe vale o desprezo da namorada e da família. Consegue, ainda assim, atingir uma glória involuntária, quando espiões do norte roubam o seu comboio, com a namorada a bordo, e ele, sozinho, consegue não só resgatá-lo, como levar o inimigo à derrota.
A projecção do filme no TCSB, marcada para esta quarta-feira, 23 de Setembro, às 21h30, é o segundo momento do ciclo de cinema sobre “clown” e arte circense, organizado pel’A Escola da Noite a propósito da temporada de “Palhaço velho, precisa-se”. Com o preço único de 3 Euros por sessão, o ciclo termina no dia 30 com a exibição de “Lola Montés”, filme do alemão Max Ophüls.

“Palhaço velho, precisa-se”. Foto: Eduardo Pinto

“Palhaço velho, precisa-se”
A partir de quinta-feira, às 19h00, prossegue a temporada do mais recente espectáculo d’A Escola da Noite. “Palhaço velho, precisa-se”, de Matéi Visniec, conta com tradução de Regina Guimarães, encenação de António Augusto Barros e interpretação de Igor Lebreaud, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash. A peça fala-nos de três palhaços velhos e sem trabalho que se reencontram numa sala de espera para uma entrevista de emprego e precisam de provar que estão à altura da “oportunidade”. Num espaço apertado e claustrofóbico, perante uma porta que permanece fechada, os três antigos companheiros experimentam sensações contraditórias: a alegria de voltarem a estar juntos, o sabor agridoce das muitas memórias partilhadas e a amargura da competição a que foram obrigados, para poderem sobreviver. Como muitas das obras de Visniec, o texto conjuga humor (às vezes negro), tensão, perfídia e constantes oscilações de ritmo, num muito exigente trabalho de actores.
Estreado no passado dia 10 de Setembro, o espectáculo fica em cena em Coimbra, no TCSB, até 4 de Outubro, de quinta a domingo.
Os bilhetes podem ser reservados pelos contactos habituais ou comprados antecipadamente, no Teatro ou através da Ticketline.

Coimbra
Teatro da Cerca de São Bernardo

Programação de 21 de Setembro a 4 de Outubro de 2020

CINEMA
THE GENERAL (Pamplinas Maquinista), de Buster Keaton e Clyde Bruckman
1927 | EUA | 79′ | Comédia Romântica, Mudo, Guerra | M/6
com Marion Mack, Charles Henry Smith, Richard Allen
23 de Setembro de 2020
Quarta-feira, 21h30
Preço único por sessão: 3 Euros
(filme mudo, com entretítulos em inglês)
Ciclo de cinema sobre clown e arte circense, associado à temporada de “Palhaço velho, precisa-se”

Palhaço velho, precisa-se
de Matéi Visniec
A Escola da Noite
até 4 de Outubro de 2020
quintas, 19h00; sextas e sábados, 21h30; domingos, 16h00
M/14 > 1h45, com intervalo
Preços: 5 a 10 Euros

CINEMA
LOLA MONTÉS, de Max Ophüls
1955 | Alemanha, França | 110′ | Comédia, Drama | M/12
com Martine Carol, Peter Ustinov, Anton Walbrook
30 de Setembro de 2020
Quarta-feira, 21:30
(filme falado francês com legendas em português)
Preço único por sessão: 3 Euros

Bilhetes à venda no TCSB e na Ticketline e nos locais habituais

informações e reservas
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Covid-19 – Plano de Prevenção e Contingência do TCSB
De acordo com a Orientação da DGS 28/2020, de 28 de Maio, e o Plano de prevenção e contingência do TCSB, a lotação e a ocupação da sala estão condicionadas: os lugares são marcados e é respeitada a distância de uma cadeira entre cada lugar ocupado. É obrigatória a utilização de máscara no interior do Teatro e o cumprimento das demais condições de segurança indicadas à entrada do edifício.