Palhaço velho, precisa-se – ciclo de cinema sobre “clown” e arte circense

A par da temporada de “Palhaço velho, precisa-se”, que estreou em Coimbra a 10 de Setembro, A Escola da Noite apresenta no Teatro da Cerca de São Bernardo um ciclo de três clássicos do cinema dedicados à temática do “clown” e da arte circense.
“I Clowns”, de Federico Fellini, “The General”, de Buster Keaton, e “Lola Montés”, de Max Ophüls, podem ser vistos no TCSB à quarta-feira à noite, entre 16 e 30 de Setembro.

Na peça de Matéi Visniec, três palhaços velhos e sem trabalho reencontram-se numa sala de espera para uma entrevista de emprego e precisam de provar que estão à altura da “oportunidade”.
Recordando os motivos que o levaram a escrever este texto, em meados da década de 1980, o escritor romeno assume o seu gosto por palhaços, as memórias que guarda da chegada do circo à cidade onde vivia na infância e a impressão que lhe causou o filme “I Clowns”, de Fellini: “Escrevi esta peça porque para mim o palhaço é uma personagem que ri enquanto chora e que chora enquanto ri; é ao mesmo tempo o bobo da corte que zomba do seu rei e o louco que diz a verdade; é o espelho impiedoso do seu tempo e o eco infantil do tempo que passa”. Em “Palhaço velho, precisa-se”, contudo, os três homens “não correspondem apenas a essa imagem divertida, ou até apaziguadora, de personagens encarregadas, perante a miséria reinante, de trazer um pouco de sol, um pouco de doçura, um momento de vigor, de alegria e consolação àqueles que têm de aguentar o insustentável – “podem tornar-se três mesquinhos gladiadores capazes de se matar por causa de um pequeno anúncio”.

Fellini, Buster Keaton e Max Ophüls
O filme de Fellini que marcou Visniec é precisamente o que abre, a 16 de Setembro, o ciclo organizado pel’A Escola da Noite. Realizado em 1970, “I Clowns” é um semi-documentário sobre palhaços feito para a televisão, rodado em Itália e em Paris. O realizador presta homenagem aos ídolos da sua infância, investiga o fenómeno do circo, desenterra antigos documentos cinematográficos sobre palhaços do início do século XX e mostra o prolongamento das artes do circo no presente.
A 23 de Setembro, recuamos a 1927 e ao filme “The General”, de Buster Keaton e Clyde Bruckman, comédia romântica que em Portugal recebeu o título “Pamplinas Maquinista”. Durante a Guerra Civil Americana, para impressionar a sua namorada, Johnnie Gray (Buster Keaton) corre a alistar-se. É rejeitado. Volta ao seu trabalho como maquinista, o que lhe vale o desprezo da namorada e da família. Consegue, ainda assim, atingir uma glória involuntária, quando espiões do norte roubam o seu comboio, com a namorada a bordo, e ele, sozinho, consegue não só resgatá-lo, como levar o inimigo à derrota.
A 30 de Setembro, na última semana da temporada de “Palhaço velho, precisa-se”, é exibido “Lola Montés”, de 1955, último filme do realizador alemão Max Ophüls. Conhecido também pelas suas características técnicas (combinação CinemaScope e Technicolor), o filme conta a história de Lola Montés (Martine Carol) uma bela artista circense do século XIX que ficou famosa pelos seus relacionamentos escandalosos com Franz List (Will Quadflieg) e Luís I da Baviera (Anton Walbrook). No final da sua carreira viria a ser atracção principal de um circo, nos Estados Unidos, onde representava os episódios da sua vida extravagante.
Todos os filmes são projectados na sala principal do Teatro da Cerca de São Bernardo, às 21h30. Os bilhetes têm o preço único de 3 Euros e é possível efectuar reserva ou a compra antecipada de bilhetes, no Teatro ou através da TicketLine.

Coimbra
Teatro da Cerca de São Bernardo

Ciclo de cinema associado à temporada
de “Palhaço velho, precisa-se”

I CLOWNS (Os Clowns), de Federico Fellini
1970 | Itália, França | 90′ | comédia, documentário | M/12
com Federico Fellini, Billi, Scotti, Fanfulla, Victoria Chaplin, Anita Ekberg
16 de Setembro de 2020
Quarta-feira, 21h30
(filme falado em italiano, com legendas em inglês)

THE GENERAL (Pamplinas Maquinista), de Buster Keaton e Clyde Bruckman
1927 | EUA | 79′ | Comédia Romântica, Mudo, Guerra | M/6
com Marion Mack, Charles Henry Smith, Richard Allen
23 de Setembro de 2020
Quarta-feira, 21h30
(filme mudo, com entretítulos em inglês)

LOLA MONTÉS, de Max Ophüls
1955 | Alemanha, França | 110′ | Comédia, Drama | M/12
com Martine Carol, Peter Ustinov, Anton Walbrook
30 de Setembro de 2020
Quarta-feira, 21:30
(filme falado francês com legendas em português)

Preço único: 3,00 € por sessão

Bilhetes à venda no TCSB e na TicketLine e nos locais habituais

informações e reservas
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Covid-19 – Plano de Prevenção e Contingência do TCSB
De acordo com a Orientação da DGS 28/2020, de 28 de Maio, e o Plano de prevenção e contingência do TCSB, a lotação e a ocupação da sala estão condicionadas: os lugares são marcados e é respeitada a distância de uma cadeira entre cada lugar ocupado. É obrigatória a utilização de máscara no interior do Teatro e o cumprimento das demais condições de segurança indicadas à entrada do edifício.

“Palhaço velho, precisa-se”
(página principal)