Archive for Março 9th, 2015

A arte de Picasso no espectáculo que a CTB traz a Coimbra esta semana

Segunda-feira, Março 9th, 2015

A Companhia de Teatro de Braga vem a Coimbra esta semana e apresenta “Um Picasso” no TCSB. Rui Madeira e Solange Sá dão o corpo e a voz ao próprio pintor e a Fraulein Ficher, uma suposta agente artística que alegadamente quer escolher alguns quadros para uma “vernissage”. A encenação é do brasileiro Eduardo Tolentino, director do Grupo TAPA, de São Paulo.

"Um picasso" (foto: Paulo Nogueira)

“Um picasso” (foto: Paulo Nogueira)

A história passa-se durante a II Guerra Mundial, em Paris, durante a ocupação alemã. Uma funcionária da Gestapo tem como missão conseguir a autenticação de pelo menos um de três auto-retratos de Picasso. Os dois envolvem-se numa apaixonante esgrima verbal e o pintor acaba por perceber que o destino dos quadros é afinal uma manifestação nazi, onde se queimarão obras de “arte degenerada”. Passa então a negar a autoria dos retratos e a luta verbal entre as duas personagens intensifica-se, num misto de repúdio e sedução que marca a sua relação ao longo de toda a peça.
“Um Picasso” foi escrita em 2005 pelo premiado dramaturgo e argumentista norte-americano Jeffrey Hatcher. Nascido em 1958, Hatcher é autor de peças como “Compleat female stage beauty” (1999) e “Dr. Jekyll and Mr. Hide” (2008), vencedora do Edgar Award para Melhor Peça.

Eduardo Tolentino
Para dirigir este espectáculo, a Companhia de Teatro de Braga convidou o encenador brasileiro Eduardo Tolentino de Araújo, fundador e director do Grupo TAPA, com o qual A Escola da Noite mantém também relações de colaboração. É um dos mais conceituados directores brasileiros da actualidade e já dirigiu textos de autores como Jean Tardieu, William Makepeace Thackeray, José Wilker, Nelson Rodrigues, Carlo Collodi e J. B. Priestley, Maquiavel, Henrik Ibsen, Molière, Thornton Wilder, Celso Luiz Paulini, Antônio Bivar, William Shakespeare, Plínio Marcos, Oduvaldo Vianna Filho, Domingos de Oliveira, Millôr Fernandes, Bernard Shaw, Oscar Wilde, Daniel Besse, Hélio Sussekind, entre outros.
Em 2010 foi distinguido com o Prémio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor espetáculo e teve duas nomeações para o Prémio Shell com o espetáculo Doze Homens e uma Sentença, de Reginald Rose, que passou por Coimbra no final de 2012.
Em 2011, foi novamente nomeado para o prémio Shell, pela dedicação do grupo na manutenção do teatro de reportório.

O espectáculo é apresentado em duas sessões, nos dias 13 e 14 de Março, sempre às 21h30. Os preços são os habituais no TCSB: 10 Euros o preço normal; 6 Euros para estudantes, jovens, maiores de 65 anos e profissionais e amadores de teatro; 5 Euros para grupos de 10 ou mais pessoas e para as entidades protocoladas com o Teatro da Cerca de São Bernardo.

Psiquiatria e saúde mental
Ainda esta semana, já na terça-fera, prossegue o ciclo de cinema “Psiquiatria e Saúde Mental”, organizado pela APIP – Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria. Desta vez, o filme é “A Ponte”, de Eric Steel. Como haitualmente neste ciclo, a entrada é gratuita e há debate no final, com o Prof. Braz Saraiva e o Dr. Filipe Almeida.

Para mais informações e reservas, estão disponíveis os contactos habituais do Teatro da Cerca de São Bernardo: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

TCSB
09 a 15 de Março

CINEMA