Archive for Abril 29th, 2009

Dia Mundial da Dança: “uma carta coreográfica” no TCSB

Quarta-feira, Abril 29th, 2009

142

A Escola da Noite associa-se às comemorações do Dia Mundial da Dança, que se assinala hoje, acolhendo no Teatro da Cerca de São Bernardo a exposição “uma carta coreográfica“, uma iniciativa da Direcção-Geral das Artes, comissariada pela coreógrafa Madalena Victorino.

A exposição está organizada em dois conjuntos temáticos – “duas estações”. Na primeira delas – “o corpo como adivinha” -, celebra-se a força expressiva e transformadora do corpo humano, a sua capacidade de falar “sem precisar de palavras”, e a coreografia enquanto “desenho do corpo em movimento”.

Na segunda “estação”, intitulada “a dança como fábula”, fala-se do “movimento do corpo quando este se transforma em dança”, quando “perde a sua funcionalidade”, da dança como o “jogo que o corpo faz com o espaço, com o tempo, com o peso e com a fluência da sua energia”.

A exposição integra-se na Acção de Grande Envolvimento Nacional “Movimento, Corpo, Dança”, iniciativa do programa Território Artes do Ministério da Cultura. Está patente em simultâneo em mais de mil locais por todo o país e destina-se a todos os públicos, incluindo os jovens em idade escolar. Na cidade de Coimbra, para além do TCSB, ela pode ainda ser vista no Teatro Académico de Gil Vicente, no ACM, no Ateneu, na Casa Municipal da Cultura, no Centro Popular de Trabalhadores de Sobral de Ceira, no Centro Social de São João (Pé de Cão), no Centro Norton de Matos e no Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila.

No Teatro da Cerca de São Bernardo, a exposição pode ser visitada até  16 de Maio, de segunda a sexta (10h00 – 13h00 e 14h30 – 19h00) e aos sábados (14h30 – 19h00). Nos dias 30 de Abril e 1, 2, 7, 8 e 9 de Maio (dias das sessões extra de “atravessando as palavras há restos de luz”), a exposição mantém-se aberta até às 24h00).