“Más caras e outras carantonhas – os Zarapelhos” – oficina de Delphim Miranda

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE MÁSCARAS
Más Caras e outras carantonhas – os Zarapelhos
por Delphim Miranda

Mergulhando fundo nas raízes das nossas tradições, o Diabo, ou o Zarapelho, numa das muitas designações que o identificam – é personagem constante de contos e lendas, sempre com papel de destaque. Malandro e malicioso, está sempre pronto para a festa, participando nela activamente, ajudando e estimulando as relações interpessoais, fazendo e desfazendo namoricos, sempre na melhor das intenções…
Tendo os diabos (ou zarapelhos) como tema, a oficina tem como objectivo ensinar aos participantes a construção de máscaras fantásticas, com materiais de fácil aquisição e manipulação. Depois de construídas, estas “meias-máscaras” proporcionarão aos portadores uma participação mais activa e mais desinibida em cortejos ou em qualquer outra manifestação em que o fazer e o sentir a festa são o mais importante.

destinatários: professores, educadores, público em geral
duração: 8 horas
calendário: 6 e 7 de Fevereiro de 2015 (sexta-feira, 17h00 – 21h00; sábado, 15h00 – 19h00)
preço: 25 Euros (público em geral) / 20 Euros (estudante)

239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

DELPHIM MIRANDA
Delphim Miranda nasceu em Lisboa em 1947. Frequentou o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e lecciona desde 1971 as disciplinas de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica no ensino oficial. É formador nas áreas de Expressão Plástica, certificado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Depois de ter experimentado diversas formas de comunicação, tais como o Cartoon, a Banda Desenhada, o Cinema de Animação, a Pintura, a Ilustração, a Performance/intervenção, fixa-se no Teatro, trabalhando nas áreas da Cenografia, Figurinos, Adereços, como Actor e como Autor.
Descobrindo no Ensino as Marionetas como unidade de trabalho capaz de envolver os alunos em todas as áreas expressivas, especializa-se nesta Arte, tornando-se profissional. Monta então os seus primeiros espectáculos, em que contracena com as suas Marionetas, contando histórias de sua autoria.
Tem percorrido o país de lés a lés como contador de histórias com marionetas, participando também em festivais de Teatro, nacionais e internacionais. Integrou o Programa de Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian apresentando os seus espectáculos e ministrando formação a professores e animadores nas áreas expressivas.
Durante a Expo 98 integrou o elenco do espectáculo diário “Peregrinação”, conduzindo um dos Peregrimóveis.