Vamos fazer uma peça de teatro? a partir de “Histórias de Cronópios e de Famas”, de Julio Cortázar | RICARDO KALASH, ANA ROSA ASSUNÇÃO, DIOGO LOBO

Vamos fazer uma peça de teatro? a partir de “Histórias de Cronópios e de Famas”, de Julio Cortázar (© Mariana Banaco)

Neste conjunto de três oficinas, em três sábados consecutivos, propomos criar um pequeno espectáculo de teatro. Queremos que as crianças conheçam e acompanhem, de forma sumária, diferentes fases da criação teatral. Vamos mergulhar num universo singular, criado por Julio Cortázar, um universo povoado por seres estranhos, os cronópios e os famas.

Como dizia Italo Calvino este é um “universo total, dotado de linguagem própria, dos seus próprios mitos e rituais e valores e códigos, no qual os cronópios e os famas encarnam, com movimentos de bailado, duas possibilidades opostas e complementares do ser.”

“Os cronópios são a intuição, a poesia, a subversão das regras, e os famas são a ordem, a racionalidade, a eficiência”.

Estas oficinas funcionarão como um todo, tendo em vista a apresentação final do trabalho realizado, mas também funcionarão de forma autónoma permitindo que uma criança possa participar em apenas uma ou duas das sessões.

Ao longo do processo de trabalho, iremos progressivamente criar o nosso espectáculo e as crianças serão acompanhadas por diversos elementos da nossa companhia.

A encenação e direcção teatral será feita, ao longo das três semanas de trabalho, pelo actor Ricardo Kalash. O cenário e os figurinos serão criados essencialmente na primeira sessão de trabalho com a figurinista e designer da companhia Ana Rosa Assunção. Na segunda sessão de trabalho iremos introduzir a dança com Diogo Lobo, membro do GEFAC e elemento do corpo técnico d’A Escola da Noite. Por fim, na terceira sessão de trabalho, iremos fazer o desenho de luz do espectáculo, também com o Diogo Lobo. O ensaio geral e a apresentação pública do nosso trabalho aos convidados do novo jovem elenco, família e amigos.

Quem serei eu?  Um fama que quando tem tosse deita abaixo um eucalipto em vez de comprar rebuçados peitorais? Um cronópio que quando se depara com uma tartaruga lhe desenha uma andorinha para dar a ilusão de velocidade?

TEATRO | OFICINA
Vamos fazer uma peça de teatro?
a partir de “Histórias de Cronópios e de Famas”, de Julio Cortázar
RICARDO KALASH, ANA ROSA ASSUNÇÃO, DIOGO LOBO
9, 16 e 23 de Março de 2024
sábados, 11h00
> Sub-Palco do TCSB
> 6 aos 12 anos > 105 min x 3 sessões
> 25€ (conjunto das três sessões); 10€ (sessão isolada)

9 de Março: 1. Teatro, Cenário e Figurinos
16 de Março: 2. Teatro e Dança
23 de Março: 3. Teatro e Desenho de Luz / Apresentação final
[SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB]

239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt

ANA ROSA ASSUNÇÃO
Mesquitela (Mangualde), 1965.
Membro fundador d’A Escola da Noite, na qual é responsável pela imagem gráfica e pela concepção de figurinos da grande maioria dos espectáculos apresentados desde 1992. Frequentou a Licenciatura em História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC).
Trabalhou com os encenadores António Augusto Barros, António Jorge, Antônio Mercado, Konrad Zschiedrich, Nuno Carinhas, Pierre Voltz, Ricardo Pais, Rogério de Carvalho, Sílvia Brito e Sofia Lobo, entre outros. Foi membro da direcção da BUC, onde desenvolveu projectos como a primeira representação portuguesa na Quadrienal de Praga, a exposição “Máquinas de Cena” (Teatro O Bando), concertos de Meredith Monk e Penguin Café Orchestra e Mostra de Dança Contemporânea Portuguesa. Desenvolveu trabalhos gráficos para a Cena Lusófona, a Biblioteca Municipal de Cantanhede e o Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

RICARDO KALASH
Nasceu em 1970, licenciado em estudos artísticos, iniciou-se no teatro no TEUC, trabalhou na Expo 98 e com grupos como A Escola da Noite, Companhia de Teatro de Braga, CENDREV e Teatro do Morcego. Tem longa experiência de formação no mundo do teatro amador e no trabalho com a infância. Durante anos realizou cursos de teatro no Museu Nacional de Machado de Castro e trabalhou igualmente com populações com autismo, esquizofrenia ou trissomia 21.

DIOGO LOBO
Membro da equipa técnica d’A Escola da Noite desde 2022. Formou-se em técnica para teatro com Alexandre Mestre, Carlos Gomes e Jorge Ribeiro no TEUC, em 2018. Acompanhou as produções do grupo desde então, assinando a sonoplastia de “Sr. Barqueiro” (2020), de Rafaela Bidarra, e os desenhos de luz de “O Inspector Geral” (2022) e “Rei Ubu” (2023), de Hugo Inácio. Acompanhou as produções do GEFAC desde 2018, destacando os desenhos de luz para “Como Faz a Primavera” (2022) e “De Sol a Sol” (2022). Trabalhou com diversas casas da cidade de Coimbra, tais como O Teatrão, Catrapum Catrapeia, Recortar Palavras, Convento São Francisco ou Há Baixa, destacando o desenho de luz para “IMENSO” (2022), de Madalena Victorino. Estudou danças portuguesas e europeias com Diana Azevedo e Ana Silvestre, butoh com Marlène Jöbstl, Yumiko Yoshioka e Cláudio Vidal, e preparação física para o actor e ni butoh com Matilde Javier Ciria. Como intérprete, trabalhou com Leonor Barata, Madalena Victorino e Cláudio Vidal.