to our nothing… | ROMULUS NEAGU

to our nothing… © Tomás Pereira

to our nothing…
…apenas um corpo que dança, mergulhando nas suas inquietações, certezas ou silêncios. A solidão de um corpo dentro ou fora do tempo, num lugar incerto, reorquestrando o seu próprio presente. Um corpo com as suas memórias inseguras, pálidas, comuns a muitos outros, que se misturam materializando-se em presenças que o acompanham e dialogam.
Um corpo, um bailarino, uma pessoa. Um solo sobre a fragilidade do Eu, do Ser Humano, do ser-se humano.

É a memória imutável? Como contornar o esquecimento e o silêncio na construção da memória histórica? Qual o papel da memória na definição da identidade? Numa altura em que se questiona a identidade como povo, a identidade como cidadão, a identidade como agente de mudança, importa criar espaços de problematização e de reflexão sobre este assunto através da criação artística e da intervenção cultural.
Este projeto nasce da convicção de que a história de cada indivíduo se reflete numa outra história mais ampla – a dos movimentos artísticos e até a dos movimentos sociais.
to our nothing… mergulha na dimensão humana e artística do intérprete, e realiza um exercício de reflexão e introspeção personificada do indivíduo/artista, sobre a existência de uma relação triangular, às vezes conflituosa, entre a pessoa, o intérprete e a personagem, no ato da criação/vivência artística.
Em palco, temos acesso a uma avalanche de histórias, acontecimentos e emoções que aparecem como um acervo de memórias inseguras, soterradas pela passagem do tempo, colocando dúvidas sobre pertença e transformação de um passado comprometido pela memória e pelo esquecimento e pela sua permanência no presente.

DANÇA
to our nothing…
ROMULUS NEAGU
13 de Abril de 2024
sábado, 21h30
> M/10 > 50 min > 5 a 10€
no âmbito do Festival Abril Dança Coimbra 2024
org. TAGV, Convento São Francisco, Teatrão e A Escola da Noite

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
Bilheteira online

concepção artística, criação e interpretação Romulus Neagu
convidados especiais Leonor Keil, Félix Lozano e Peter Michael Dietz
música A. Vivaldi, G. Enescu e N. Veiga desenho de luz Cristóvão Cunha vídeo Tomás Pereira poema Nichita Stãnescu sonoplastia Nuno Veiga fotografia e vídeo promocional Tomás Pereira produção INTRUSO
co-produção Centro Cultural Malaposta – Odivelas, Companhia Paulo Ribeiro e Teatro Viriato – Viseu
parceiro institucional República Portuguesa | Ministério da Cultura
apoio OPART | Estúdios Victor Córdon e As Casas do Visconde
agradecimentos Escola de Dança Lugar Presente

to our nothing… © Tomás Pereira

ROMULUS NEAGU
Nasceu em 1973, tendo feito a sua formação no Liceu de Coreografia em Bucareste. Posteriormente, participou em programas específicos organizados pelo Ministério da Cultura Francês – AFAA, ARCUB Bucareste, Forum Dança Lisboa e Fundação Calouste Gulbenkian, aprofundando os seus estudos na dança contemporânea com Christine Bastin, Dominique Bagouet, Karine Ponties, Thiery Bae, Jeremy Nelson e Joseph Nadj, entre outros.
Enquanto bailarino e coreografo, colaborou com a Ópera Nacional de Bucareste, Orion Balet Bucareste, Pablo Ventura Company, Companhia Paulo Ribeiro, Teatro Nacional São João ou Teatro Viriato, e também com várias outras estruturas e artistas independentes.
É coordenador artístico do INTRUSO ac., partilhando a sua experiência performativa através de ações de formação regular e criação multidisciplinar.

Comments are closed.