Reindeer age #1 | BERNARDO CHATILLON

Reindeer age #1 (foto © Inês Sambas)

Reindeer Age investiga o que hoje nos encanta, da poesia ao artifício, dos objectos mágicos aos sistemas ocultos, da distracção inofensiva à dominação. Reindeer Age #1 é o segundo episódio desta série que parte da memória de quando eu era criança e sentia a euforia de ir de férias com os meus pais e ao mesmo tempo o medo e a sensação de que as férias poderiam não acontecer. O que fazer com isto? Será possível perder o vestígio de algo que nunca se perdeu?

Um trabalho sobre a experiência de nunca partir e nunca chegar, sobre uma preparação infinita de tudo o que já não é útil e de memórias que ainda não existem. Uma viagem suspensa que se aloja no corpo, em torno de noções de tempo, estruturas e linhas de texto em movimento, que explora situações inacabadas, dúvidas e novos começos para revelar e comunicar algo que existe, algo que está para vir, porque foi deixado em suspensão. Para explorar este complexo entrelaçamento de mundos, decidi ir viver numa autocaravana, seguindo as reflexões propostas por Carlo Rovelli no seu livro A Ordem do Tempo, onde nos convida a refletir sobre as seguintes questões: “Porque nos lembramos do passado e não do futuro? O que significa o “fluxo” do tempo? Existimos no tempo ou o tempo existe dentro de nós?”, assim como os exercícios de escrita somática propostos pelo poeta e autor CA Conrad que investiga este espaço aparentemente infinito entre corpo e espírito, utilizando quase tudo o que é possível para canalizar o corpo para fora e/ou para o espírito com concentração deliberada e sustentada e o livro The Fall of Heaven: Palavras de um Yanomami Shaman que questionam a noção de progresso e desenvolvimento.

Bernardo Chatillon

DANÇA
Reindeer age #1
BERNARDO CHATILLON
27 de abril de 2023
quinta-feira, 19h00
> M/6 > 45 min > 5 a 10€
no âmbito do Festival Abril Dança Coimbra 2023
org. TAGV, Convento São Francisco, Teatrão e A Escola da Noite

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
bilheteira online

conceito e coreografia Bernardo Chatillon
performers Bernardo Chatillon, Marc Lohr
música Marc Lohr desenho de luz Tiago Gandra direcção de produção Cláudia Teixeira apoio à criação Self-Mistake, Trust Collective, Fundação Calouste Gulbenkian apoio à residência Trust Collective, O Espaço do Tempo espectáculo selecionado para a 7.ª edição da PT.21 | Plataforma Portuguesa de Artes Performativas / O Espaço do Tempo fotografia Inês Sambas

Bernardo Chatillon (foto © Marion Borriss)

BERNARDO CHATILLON pretende imaginar novos mundos, colocando a hipótese de nos relacionarmos com os espaços que estão obstruídos, camuflados, ilegíveis, ignorados, invisíveis. Conviver com os corpos, as paisagens e os movimentos que estão presentes, mas não têm visibilidade, em articulação com o conceito de Pensamento Mágico aplicado à dimensão teatral.
Estreou-se com os Artistas Unidos. Depois de completar o Chapitô integrou a Formação Intensiva Acompanhada no c.e.m e mais tarde a Escola Superior de Teatro e Cinema (Licenciatura Teatro / Actor). Entre 2012 e 2015 integra o casting da companhia do Teatro Nacional D. Maria II. Em 2016 muda-se para Berlim onde colabora em diversos formatos e projectos através de práticas artísticas, encontros e espectáculos com Marc Lohr, Sigal Zouk, Mineral Wasser Kolective, Peter Pleyer, Stephanie Mahler, Jeremy Wade , Benoilt Lachambre, Keith Hennessy, Joy Mariama Smith, Meg Stuart, Sandra Noeth, entre outros e completa o mestrado Solo/Dance/Authorship (SODA) pela Inter-University Center for Dance Berlin (HZT/UDK).
Recentemente, criou os espetáculos Reindeer Age #0 (2019), Reindeer Age #1 (2021), O fazer do dizer (2022).