“Otelo” de William Shakespeare — Leitura dirigida por Nuno Carinhas | CLUBE DE LEITURA TEATRAL

Nuno Carinhas © João Tuna / TNSJ

Nuno Carinhas (Lisboa 1954) pintor, cenógrafo, figurinista e encenador, foi também Diretor Artístico do Teatro Nacional São João entre 2009 e 2018.

Olhemos uma vez mais para o que “não soube amar e muito amou”, como diz o “Mouro de Veneza” de si mesmo. Mas só existe Otelo – o “estranho forasteiro/ de aqui e toda a parte” – porque existe Iago, o profeta do ressentimento e da desordem, e porque existe a bela Desdémona, palavra shakespeariana que significa “amor”. Nuno Carinhas concentrou o seu olhar neste bizarro triângulo amoroso, o núcleo mais íntimo ou claustrofóbico da mais pungente “tragédia doméstica” de Shakespeare. O espetáculo começa e termina numa escuridão que é perfurada pela luz. E avança, imparável, por entre as sombras de Veneza e Chipre, geografias da ordem e do caos, rodeadas de água, elemento que conduz, espelha, distorce. Tragédia por excelência da dúvida e da vulnerabilidade, Otelo surgiu no TNSJ Teatro Nacional São João um ano depois de Macbeth, formando um díptico shakespeariano onde Nuno Carinhas colocou em perspetiva duas radicais e exuberantes visões do mal. “Só se vê a maldade em pleno uso.”

TNSJ

TEATRO | LEITURA
Otelo, de William Shakespeare
Leitura dirigida por Nuno Carinhas
Clube de Leitura Teatral
9 de Novembro de 2021
terça-feira, 18h30

TAGV > 90 min > entrada gratuita
co-organização: TAGV / A Escola da Noite

ciclo Do Caudal que Remonta: Leitura de Grandes Obras e Autores da Dramaturgia Universal coordenação Clube de Leitura Teatral António Augusto Barros, Igor Lebreaud (A Escola da Noite), Fernando Matos Oliveira, Ricardo Correia (TAGV)
iniciativa integrada no Laboratório LIPA

inscrição gratuita para leitores/as clube.leitura.teatral@gmail.com
evento FB

Comments are closed.