“Os Gigantes da Montanha”, de Luigi Pirandello | CLUBE DE LEITURA TEATRAL

O texto “Os Gigantes da Montanha”, de Luigi Pirandello, situa-se num limbo entre a fábula e a realidade ou, de uma maneira mais precisa, num jogo entre a verdade e a realidade, em unidades de tempo e de espaço indefinidas. Aqui, esta dicotomia, tendo como intermediários a fantasia e o teatro, atinge um nível poético tão elevado ao depararmo-nos com uma vila onde a fantasia impera tão imensamente que, ao realizar-se através da representação, deixa de o ser para se tornar realidade. Uma companhia de teatro, marginalizada e em decadência, viaja em busca de um lugar onde apresentar a sua obra fundamental. Alcançam, finalmente, uma vila habitada por um grupo de pessoas disformes e grotescas que, renegando a convivência social, vivem em constante fantasia.

Pirandello morre em 1936, antes de dar um fim ao texto. O estado inacabado da peça e um período de gestação dramatúrgico de oito anos (1928-1936) denunciam a desconsolidação democrática que Pirandello testemunhava face a uma Europa na iminência do holocausto. O autor, através do texto e da sua incompletude (fortuita), aponta o dedo à falência do projeto de civilização ocidental e consequentemente à falência do teatro, vendo apenas esperança no exílio, na ficção, nas verdades inventadas, na poesia.
Hoje, quase oitenta e oito anos volvidos desde a sua morte, Pirandello é urgente como um grito de resgate à desumanização, aos discursos populistas, à intolerância, às verdades absolutas procurando reafirmar a fé na poesia. Pirandello apresenta a possibilidade de uma vida pura de fantasia, onde a poesia vive por sim mesma, porque se escolhe acreditar nela e se esta realidade não é suficiente, fazemos como as crianças e inventamos uma nova.

TEATRO | LEITURA
Os Gigantes da Montanha, de Luigi Pirandello