Música nas Entrelinhas: oficina de literatura | VÂNIA COUTO / CATRAPUM CATRAPEIA

OficinaLiteraturaCatrapum01

Vânia Couto e a Associação Catrapum, presenças regulares nos Sábados para a Infância, propõem ao público do TCSB um novo projecto, que junta livros e música numa oficina para pais e filhos.

Um mundo de livros. Sim, um mundo de livros, livros grandes, pequenos, para miúdos e graúdos, livros pendurados que saltam e soltam histórias pelo caminho…! Nesse mundo os livros cantam, saltam barcos, prédios e voam aviões de papel, abrem-se e fecham-se janelas feitas de contracapas e as personagens fogem das páginas para contar as suas histórias ao público que o visita!
O livro é um feiticeiro, que nos permite viajar sem sair do lugar, ouvir músicas e histórias, ir para onde mais ninguém foi… O livro é um objecto que se pode transformar numa casa, num muro, num carro, numa mesa, num pássaro que voa sobre as nossas cabeças, sobre o nosso coração infantil (que para quem não sabe, é eterno). É a nossa imaginação pintada em palavras e desenhos com cheiro a papel.
Uma oficina de literatura entre sons, instrumentos, papéis e muitos, muitos livros! Uma oficina sobre os livros, para os livros, porque merecem ser cuidados, amados e eternamente lidos!

Vânia Couto

LITERATURA / MÚSICA
Música nas Entrelinhas: Oficina de Literatura
Vânia Couto / Catrapum Catrapeia
9 de Fevereiro de 2019
Sábado, 11h00
adultos + crianças dos 3 meses aos 6 anos > 45′
Preço: 10 € (adulto + criança)
[SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB]

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

VÂNIA COUTO E A CATRAPUM CATRAPEIA
Desde muito jovem participou em associações de música e de teatro amador. Mais tarde, em Coimbra (onde estudou Psicologia), a paixão cresceu através do contacto com diversos organismos culturais. Entrou para o GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra) em 2006, onde descobriu as raízes da música portuguesa, foi uma das fundadoras da Tuna da FPCEUC e participou ainda em diferentes eventos culturais académicos. Em espaços míticos da cidade, como a Casa de Fados Diligência, deixou-se também embalar por intermináveis noites de Fado Vadio. Foi um tempo de aventuras que acabaram por desaguar em projetos mais sérios. Explorou novos caminhos que a levaram ao curso de Jazz da escola Sítio de Sons, onde fez formação em guitarra e voz. Em 2010 realizou o Curso de Animadores Musicais da Casa da Música do Porto, no âmbito do projeto Sonópolis, vocacionado para o trabalho com comunidades. Em 2011, na empresa Tempos Brilhantes, fundou e desenvolveu projetos educativos ligados à música e ao teatro, leccionando, actualmente, expressão musical e dramática a alunos do ensino básico, pré-escolar e creche. Neste momento está a fazer o Curso de Pedagogia Musical de Jos Wuytack, uma metodologia educativa prestigiada para crianças dos 6 aos 10 anos.

Faz parte do projeto Macadame (música tradicional portuguesa com interpretações contemporâneas) e tem um projecto a solo. Em 2012 foi convidada para dar voz ao projeto Pensão Flor, cujo primeiro disco foi considerado um dos melhores álbuns de 2013 e que tem vindo progressivamente a ser reconhecido pelo público nacional e internacional.

Com o projecto Catrapum Catrapeia, dinamiza oficinas e espectáculos de expressão musical e dramática, para pequenos e graúdos, numa participação activa e didáctica.

Comments are closed.