No País do Silêncio, de Rita Cruz | APRESENTAÇÃO DE LIVRO


A editora Página a Página traz a Coimbra uma sessão de apresentação do romance estreia de Rita Cruz, No País do Silêncio, dia 5 de Novembro, pelas 21h30. A apresentação será conduzida por Augusto Monteiro e contará com a presença da autora.

Da autora, nascida na Guarda, podemos dizer, partindo das suas próprias palavras, ter tido “casa incerta” por cinco continentes de um mundo onde se vem descobrindo ao fazer “palavras dos dias”.

Do romance, de arquitectura sólida e ritmo disruptivo, sublinhamos a figura central do silêncio, eixo em torno de que se movem os medos e os sonhos das personagens.

Na origem deste livro, cuja acção atravessa o Portugal fascista de 1940 a 1974, está a urgência de afirmar a história e preservar a memória de um tempo sem liberdade, porque o esquecimento leva-nos a repetir erros.

“Foi o dia que me fez e quase me desfez, anos antes de eu ter nascido.” Assim começa este testemunho de um tempo não vivido, nas palavras da narradora já filha de Abril, fiel depositária de uma história de que é herdeira.

O romance explora temas que vão da infância à condição da mulher, passando pela violência da repressão, o exílio e a Guerra Colonial. Apesar de nascida em liberdade, Rita Cruz escolhe dizer o silêncio, e a coragem destas palavras causa um sobressalto literário de que muito ainda se há-de falar.

LITERATURA | APRESENTAÇÃO DE LIVRO
No País do Silêncio
de Rita Cruz
com a presença da autora e apresentação de Augusto Monteiro
5 de Novembro de 2021
sexta-feira, 21h30

Bar/Livraria do TCSB > entrada gratuita
org. Página a Página


RITA CRUZ
Rita Cruz estreia-se como escritora com o romance No País do Silêncio em 2021. Natural da Guarda, trabalhou durante vários anos no ramo dos Direitos Humanos e ajuda humanitária na Colômbia, Afeganistão e Sri Lanka. Depois de concluir formação como fisioterapeuta passou pela Finlândia, Moçambique, Austrália e actualmente vive na Malásia. Escreveu a rubrica “Nós lá fora” na Visão e tem um blog pessoal www.ritacruz.org

Comments are closed.