Maclet de Shakespeare – Peça Coral | Teatro Art’Imagem

Quisemos que esta peça manifestasse nas suas estruturas performativas e cénicas, a opção por um teatro capaz de congregar todas as artes mas em que apenas uma, a do ator, lhe predomina a essência. Às múltiplas exuberâncias e efeitos preferimos a ousadia da significação através do desempenho – e questionar o mundo e a vida e a morte com os instrumentos naturais da atuação.
A literatura pensa, sente e fala com palavras (e sílabas, ritmos, sons). A pintura com tintas, telas, pincéis. A filosofia com conceitos. A política com ambições, jogos de embuste e golpes de adaga. A ciência com hipóteses. O direito com exigibilidades. A religião com crenças, fantasias e orações. E o teatro com diferentes qualidades de presença, expressividade, movimento, voz, elocução.
Macbeth: louco assassino embriagado pelo poder. Hamlet: homem justo e capaz de ação mas incapaz de agir sem evidência ou prova. Maclet: santo poeta capaz de matar, sensível e cruel.
Tudo isto foi projetado e dito. Lançado o processo, quisemos ainda prestar homenagem ao teatro de Grotowski e Cieslak. Mereceremos nós a honra dessa vénia? Bem saberemos, dobrar o joelho?..

José Abreu Fonseca


TEATRO
Maclet de Shakespeare – Peça Coral
TEATRO ART’IMAGEM
26 de Setembro de 2024
quinta-feira, 21h30
> M/12 > 105 min > 5 a 10€


informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
Bilheteira online

© Nuno Ribeiro

texto (dito ou cantado em cena) William Shakespeare (de Hamlet e Macbeth)
dramaturgia e encenação José Abreu Fonseca
actuação Carlos Martins, Flávio Hamilton e Pedro Carvalho, Pedro Bastos, José Abreu Fonseca (voz off), Carlos Martins, José Abreu Fonseca, Pedro Bastos e Káká (cantigasfrase)
direcção de actores José Abreu Fonseca assistência de ensaios Samuel Pascoal cenografia Guilherme Fonseca (projecto e maquete do cenário e do palco) construção Carlos Martins, Vítor Sousa e José Lopes figurinos Luísa Pinto desenho de luz Pedro Carvalho música original Alfredo Teixeira vídeo André Rabaça operação técnica (luz, som e vídeo) André Rabaça direcção técnica e de montagem cénica Pedro Carvalho Cartaz fotografia André Rabaça, Guilherme Fonseca, Carlos Martins, Nicas Mesquita (do programa) e Nuno Ribeiro (de cena)
design Tiago Dias produção Sofia Leal e Daniela Pêgo
direcção artística do Teatro Art’Imagem José Leitão

Comments are closed.