José Caldas

José Caldas (fotografia @Eduardo Pinto)

Formado pelo Conservatório Nacional de Teatro (Rio de Janeiro), pela Escola CityLit (Londres) e pela Escola Superior de Educação pela Arte (Lisboa). No Brasil, trabalhou como actor e assistente de encenação nos espectáculo “O Balcão”, com Vitor Garcia; “A Celestina”, de Rojas, com Ziembinski; “Album de Família”, de Nelson Rodrigues, com Jaime Barcelos, e “Longe daqui aqui mesmo”, de António Bivar, com Abujamra.

Em Portugal criou 63 espectáculos com diversas estruturas e para vários grupos independentes, como Os Cómicos, OTC, GITT, O Bando, TAS, Grupo de Teatro Hoje, Cendrev, Maizum, TEC, TAI, TUP, O Realejo, Sete Ofícios, Pau e Tela, Seiva Trupe, Teatro do Noroeste, Teatro Bruto, Art’Imagem, Quinta Parede, Teatro Nacional de São João, Cena Lusófona, A Escola da Noite, Teatrão, FC Produções Artísticas, CTB, Fundação Calouste Gulbenkian, Jangada Teatro, Companhia de Ópera do Castelo, Marionetas de Mandrágora, Cassefaz, Teatro do Montemuro, Varazim Teatro.

Dirigiu encenações em França (Centro Dramático Nacional, Lyon), em Itália (Assemblea Teatro, Turim, e Centro Teatrale Bresciano) e na Galiza (Centro Dramático Galego). Foi distinguido com quatro prémios da Associação Portuguesa de Críticos Teatrais, com o Prémio Biennale Théâtre Jeunes Publics (Lyon, França) e com o Prémio María Casares (Galiza). Foi professor na Faculdade de Ciências da Educação, na ESMAE, na Academia Contemporânea do Espectáculo e no Ballet Teatro (Porto) e na Universidade de Évora. Publicou: “O Instante plural” (Horizonte); “20 Anos de Teatro e Miscigenação” (Quinta Parede/Fundação Gulbenkian); “30 Anos de Teatro e Jovem Público” (Quinta Parede/Fundação Gulbenkian); “40 Anos de Teatro” (Quinta Parede/SPA); “50 Anos de Teatro – Milagres Profanos” (Quinta Parede/SPA). Fez Crítica Teatral em “O Jornal” e no “Jornal de Notícias”. Realizou a exposição “Ex-Votos Teatrais”, no Museu Nacional do Teatro (Lisboa) e no Museu Nacional Soares dos Reis (Porto).

[O HOMEM DO CAMINHO — Página do espectáculo]

Comments are closed.