Instruções para chorar e para cantar e sobre a forma de ter medo, a partir de “Histórias de Cronópios e de Famas”, de Julio Cortázar | RICARDO KALASH

Instruções para chorar e para cantar e sobre a forma de ter medo, a partir de “Histórias de Cronópios e de Famas”, de Julio Cortázar (© Mariana Banaco)

Partindo do imaginário e do universo muito peculiar de Julio Cortázar, vamos seguir e aprender alguns dos mais divertidos manuais de instruções de que há memória. Quem acha que rir, chorar, ter medo ou dar corda ao relógio são coisas fáceis e sem regra, desengane-se. Há sempre todo um estranho protocolo a cumprir.

“Quando te oferecem um relógio oferecem-te a necessidade de lhe dar corda todos os dias, (…) oferecem-te o medo de perdê-lo, de que to roubem, de que caia no chão ou se parta. Oferecem-te a sua marca, e a certeza de que é uma marca melhor que as outras (…). Não te oferecem um relógio de presente, o presente és tu, é a ti que oferecem no aniversário do relógio.”

E quem diz um relógio, pode dizer também um telemóvel, uma boneca, um brinquedo.

TEATRO | OFICINA
Instruções para chorar e para cantar e sobre a forma de ter medo,
a partir de “Histórias de Cronópios e de Famas”, de Julio Cortázar
RICARDO KALASH
17 de Fevereiro de 2024
sábado, 11h00
> Sub-Palco do TCSB
> 3 aos 5 anos > 90 min > 10€
[SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB]

239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt

(© Eduardo Pinto)

RICARDO KALASH
Nasceu em 1970, licenciado em estudos artísticos, iniciou-se no teatro no TEUC, trabalhou na Expo 98 e com grupos como A Escola da Noite, Companhia de Teatro de Braga, CENDREV e Teatro do Morcego. Tem longa experiência de formação no mundo do teatro amador e no trabalho com a infância. Durante anos realizou cursos de teatro no Museu Nacional de Machado de Castro e trabalhou igualmente com populações com autismo, esquizofrenia ou trissomia 21.