Coisas que gostam de coisas | JOÃO PEDRO MÉSSEDER E RACHEL CAIANO

“Coisas que gostam de coisas”

Coisas que gostam de coisas
A vida não seria vida sem uns bons gostares de vez em quando. Mas às vezes é preciso aprender a gostar. Também os bichos gostam e desgostam. E até as coisas.«As coisas? Que coisas?», pergunta certa menina.Pois… a Lua, o ribeiro, o mar, a música, o túnel, a cadeira de rodas, o alfabeto, o livro, as sombras, as pedras, o vento… eu sei lá! Ele há tanta coisa a gostar de tanta coisa…

João Pedro Mésseder e Rachel Caiano regressam ao Teatro da Cerca de São Bernardo, para fazer a apresentação em Coimbra do livro “Coisas que gostam de coisas”, editado pela Caminho em Setembro do ano passado.

Para um livro especial, prepararam uma apresentação especial, que terá música e canções, a partir dos poemas de Mésseder e dos desenhos da Rachel. Após a apresentação, que terá lugar na Livraria do Teatro, com entrada gratuita, haverá ainda tempo para uma nova oficina de ilustração, conduzida pela Rachel Caiano, inspirada pela mais recente obra desta dupla de autores.

Oficina de ilustração – Gosto, não gosto
Gosto de desenhar, não gosto de desenhar; Sei desenhar, não sei desenhar.Nesta oficina, que tem como ponto de partida o livro “Coisas que gostam de Coisas”, vamos descobrir e desenhar o que gostamos e o que não gostamos.
Trabalhando em folhas quadradas e utilizando carvão, pastéis de óleo e colagens, vamos construir um grande mural desenhado a muitas mãos. 

ILUSTRAÇÃO | LITERATURA
Coisas que gostam de coisas – apresentação cantada de um livro cantante
JOÃO PEDRO MÉSSEDER E RACHEL CAIANO

26 de Março de 2022
sábado, 10h30
Bar/Livraria do TCSB
> M/3 > 60 min > entrada livre

seguida de
Oficina de ilustração
RACHEL CAIANO
11h30 – 13h00
M/6 > 90 min > 15€

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

JOÃO PEDRO MÉSSEDER
Nasceu no Porto, em 1957, e é professor do Ensino Superior. Com o livro Fissura ganhou o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho de Poesia, em 1999. O seu álbum Timor Lorosa’e: A Ilha do Sol Nascente, ilustrado por André Letria, foi selecionado para a lista White Ravens 2003 da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique. Com Trocar as Voltas ao Tempo, ilustrado por Gémeo Luís, obteve uma Menção do Júri do Prémio Compostela para álbuns infantis, em 2008, e os seus livros para crianças e jovens Versos com Reversos e Palavra que Voa foram nomeados para as Listas de Honra do IBBY (International Board on Books for Young People) de 2000 e 2006. Pequeno Livro das Coisas recebeu o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2014, além de ter sido finalista do Prémio Autores – Melhor Livro de Literatura Infanto-Juvenil 2013, da Sociedade Portuguesa de Autores. “De umas coisas nascem outras”, com ilustrações de Rachel Caiano, venceu o Prémio Autores da SPA para o melhor Livro de Literatura para a Infância de 2016.

RACHEL CAIANO
Artista plástica e ilustradora, com formação em artes do palco, tem vindo a desenvolver projetos nas áreas da pintura, cenografia e ilustração.O seu livro “De Umas Coisas Nascem Outras”, com texto de João Pedro Mésseder, foi vencedor do Prémio Autores da SPA 2016. O livro Pequeno Livro das Coisas recebeu o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2014, e foi finalista do Prémio Autores – Melhor Livro de Literatura Infanto-Juvenil 2013, da SPA. Tem publicado livros em parceria com Gonçalo M. Tavares, Sandro William Junqueira, Ondjaki, entre outros. Muitos dos seus livros fazem parte das listas do Plano Nacional de Leitura.Finalista do Prémio Jovens Criadores 2007, alguns dos seus livros constam da exposição «The White Ravens», uma seleção internacional.Ilustrou mais de 30 livros de diferentes géneros publicados, Portugal, Brasil, Espanha, Coreia, França e Angola.Promove workshops e masterclasses de ilustração e educação pela arte em escolas e bibliotecas.

Comments are closed.