Cine-concertos | GONÇALO PARREIRÃO, ISMAEL SILVA, JOÃO MORTÁGUA, JORRI e LUÍS PEDRO MADEIRA

© Zé Diogo

Com co-produção de três entidades de Coimbra — Blue House, Centro de Artes Visuais e TCSB — esta proposta é composta por dois cine-concertos ao ar livre e de entrada gratuita, no Pátio do CAV, nas duas primeiras quintas-feiras de Setembro.

Com curadoria da Blue House, as respectivas bandas sonoras interpretadas ao vivo, estarão a cargo de um colectivo formado por Gonçalo Parreirão, Ismael Silva, João Mortágua, Jorri e Luís Pedro Madeira, cinco músicos com percursos e de gerações diferentes, mas com vasta experiência neste tipo de espectáculos.

The Wind, de Victor Sjöström (1928)

Talvez a obra-prima absoluta de Sjöström. Este grande mestre da paisagem no cinema troca as paisagens geladas dos seus filmes suecos pela aridez de um deserto americano. Um filme mudo que nos faz “ouvir” o assobio ameaçador do vento, que sopra com violência em volta de uma casa no deserto, onde uma mulher tem de lutar também contra a paixão desenfreada de um homem. Sjöström constrói uma atmosfera de pesadelo com base apenas na sugestão. Um dos pontos altos do cinema mudo, reforçado pela presença inesquecível de Lillian Gish.
Cinemateca Portuguesa

realização Victor Sjöström argumento Frances Marion, segundo a novela de Dorothy Scarborough fotografia John Arnold montagem Conrad Nerivg direcção artística Cedric Gibbons, Edward Withers figurinos Andreani intérpretes Lillian Gish, Lars Hanson, Montague Love, Dorothy Cummings, Edward Earle, William Orlamond, Leon Ramon, Carmencita Johnson e Billy Kent Schaefer produção MGM

CINE-CONCERTO
The Wind, de Victor Sjöström (EUA, 1928)
GONÇALO PARREIRÃO, ISMAEL SILVA, JOÃO MORTÁGUA, JORRI e LUÍS PEDRO MADEIRA
5 de Setembro de 2024
quinta-feira, 22h00
> Pátio do CAV
> 95 min > entrada livre

Nosferatu, de F. W. Murnau (1922)

Hutter (Gustav von Wangenheim), agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um milenar vampiro que, em busca de poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.

título original Nosferatu, eine Symphonie des Grauens
realização F. W. Murnau elenco Max Schreck, Greta Schroeder, Gustav von Wangenheim

CINE-CONCERTO
Nosferatu, de F. W. Murnau (Alemanha, 1922)
GONÇALO PARREIRÃO, ISMAEL SILVA, JOÃO MORTÁGUA, JORRI e LUÍS PEDRO MADEIRA
12 de Setembro de 2024
quinta-feira, 22h00
> Pátio do CAV
> 95 min > entrada livre

co-produção: Blue House / CAV / TCSB

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt
Bilheteira online

Comments are closed.