Castelao e a sua época (fragmentos) | CITAC

“Castelao e a sua época”, do CITAC (cartaz de Luis Seoane)

Associando-se à sessão de Outubro do Clube de Leitura Teatral e à exposição “Castelao e a sua época”, o CITAC apresenta uma leitura pública de fragmentos do guião do espectáculo que Ricard Salvat dirigiu em Coimbra em 1969 e cuja estreia, proibida pela censura, acabou por não acontecer.
O guião original, cuja versão censurada se encontra na Torre do Tombo, inclui 140 textos autónomos – de Castelao (fragmentos de “Sempre en Galiza” e da peça de teatro “Os velhos não devem namorar”, entre outros), mas também de mais de três dezenas de diferentes autores/as, da Galiza e de Portugal. Entre eles, destacam-se, por exemplo, Ramón María del Valle-Inclán, Teixeira de Pascoais, António Sérgio, Alexandre Herculano, Antero de Quental, Antonio Machado, Joan Maragall, Federico García Lorca, Curros Enríquez, Óscar Lopes, Manuel da Fonseca, José Gomes Ferreira, Mário Sacramento, Mário Dionísio, Eugénio D’Ors, Almada Negreiros, Salvador Espriu, Álvaro Feijó, Jaime Cortesão, Rodrigues Lapa, Rosalía de Castro, Emilia Pardo Bazán, Antonio Míguez, Frei Marcos da Portela, Martín Sarmiento, Benito Pérez Galdós e Xesús Alonso Montero.

Com esta leitura, acto simbólico de recordação e homenagem ao projecto do CITAC dirigido por Ricard Salvat há mais de 50 anos, tentamos fazer justiça ao objectivo enunciado pelo encenador catalão: “aproximação e diálogo entre os diferentes povos da península ibérica”. A adaptação do guião e a selecção dos fragmentos foi feita por Fran Nuñez, director do Centro Dramático Galego; a leitura é dirigida por Carme Portaceli, directora do Teatre Nacional de Catalunya.

TEATRO | LEITURA
Castelao e a sua época (fragmentos)
direcção Carme Portaceli (Teatre Nacional de Catalunya)
adaptação Fran Nuñez (Centro Dramático Galego)
CITAC
3 de Outubro de 2023
terça-feira, 20h00
> Teatro-Estúdio do CITAC 

NOVO LOCAL: TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO
> entrada livre
co-org. CITAC

[MOSTRA DE TEATRO GALEGO EM COIMBRA 2023]

Comments are closed.