Bonecos de Santo Aleixo | CENDREV

“Bonecos de Santo Aleixo” © Paulo Nuno SIlva

É com uma enorme alegria que anunciamos o regresso dos Bonecos de Santo Aleixo ao palco do TCSB. O programa inclui uma mini-temporada de quatro sessões, de 2 a 5 de Junho, e uma oficina para quem quiser conhecer mais a fundo esta maravilhosa manifestação da cultura popular portuguesa.

A magia dos títeres é ainda mais surpreendente quando estes pequenos bonecos de madeira saltam para o cenário do retábulo de madeira e tecidos floridos e conseguem encantar o público ultrapassando até mesmo a barreira do idioma. Entre a improvisação que resulta da interacção com o público e a fusão entre a cultura popular e a escrita erudita, estas marionetas conseguem, na penumbra da sala, uma atmosfera que parece proceder de séculos atrás.
Estes Bonecos conseguem divertir e entreter o público do século XXI com um reportório que abrange os autos da criação e cenas como o “Baile das Cantarinhas” e o divertido “Fado do Senhor Paulo d’Afonseca e da menina Vergininha”, entre outros.
A música, interpretada ao vivo com uma guitarra portuguesa, é outro dos seus atractivos.

in Jornal El Adelantado (Segóvia, Espanha)

Estes títeres tradicionais do Alentejo são títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros.
Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por actores profissionais, que garante a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.
Conhecidos e apreciados em todo o país, os Bonecos de Santo Aleixo também já participaram em muitos festivais internacionais em Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, Moçambique, Alemanha, Macau, China, Índia, Tailândia, Brasil, Rússia, México, Itália e França.

TEATRO DE BONECOS
Bonecos de Santo Aleixo
CENTRO DRAMÁTICO DE ÉVORA
2 a 5 de Junho de 2022
quinta e sexta, 19h00
sábado, 21h30
domingo, 16h00
M/12 > 70 min > 5 a 10€

Oficina sobre os Bonecos de Santo Aleixo
A oficina tem o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre os Bonecos de Santo Aleixo, bem como uma aproximação às técnicas de manipulação e elocução desta realidade artística com características muito singulares no panorama das marionetas tradicionais.

Os Bonecos de Santo Aleixo pertencem a um tipo que é antepassado de toda a espécie, se bem que as actuais figuras de pau não sejam senão a cópia, datando apenas de 1940, dos modelos originais de que se conservam os caracteres arcaicos até na movimentação executada quase exclusivamente por meio de um varão.

Michel Giacometti

A formação abordará o repertório, a organização do espectáculo, a manipulação e circulação dos bonecos, as características das personagens, a intervenção musical assegurada, ao vivo, por uma guitarra portuguesa, a preparação do pês louro (resina de pinheiro) que garante os surpreendentes fogacheis, as pequenas velas dos anjos ou as bombinhas artesanais e a utilização da candeia de azeite que garante a iluminação do retábulo onde o espectáculo acontece.
Estes processos enquadram-se no trabalho que o CENDREV vem realizando com os Bonecos de Santo Aleixo, nomeadamente na preservação e valorização deste importante espólio do nosso património teatral.
Já vão longe os tempos em que no Alentejo o teatro dos títeres era uma das poucas diversões das gentes, mas a verdade é que estas “figuras de pau” continuam a alimentar conversas na aldeia de Santo Aleixo que lhes deu o nome, mas também em muitos cantos do mundo onde a magia do espectáculo parece até fazer esquecer a barreira da própria língua. Esta oficina é dirigida ao público em geral e a profissionais e alunos das artes cénicas, terá a duração de 12 horas (3 horas/dia) e decorre entre 1 e 4 de Junho no Teatro da Cerca de São Bernardo.

TEATRO DE BONECOS | OFICINA
Oficina sobre os Bonecos de Santo Aleixo