As Aventuras do Príncipe Achmed | GONÇALO PARREIRÃO e JORRI

“As Aventuras do Príncipe Achmed”, de Lotte Reiniger

Um feiticeiro maligno engana o Príncipe Achmed, convencendo-o a cavalgar num cavalo alado. O Príncipe percebe ser capaz de conduzir o cavalo que o leva a viver aventuras incríveis. Ao lado deste fiel companheiro, e com a ajuda de um poderoso feiticeiro, ele conhece personagens curiosos e até o amor, acabando por se apaixonar pela linda princesa Peri Banu.

“As Aventuras do Príncipe Achmed”, de Lotte Reiniger, é considerado a primeira longa-metragem de animação europeia. O filme, de 1926, é um jogo simples de luzes e sombras, um conceito que surgiu e foi muito popular na China, de onde são oriundas as famosas caixas de sombras.
As figuras do filme, repleto de batalhas, comédia, romance, magia e confrontos com pequenos demónios, foram recortadas e manipuladas à luz de câmara pela realizadora. No total foram utilizadas mais de 96 mil imagens individuais para construir as silhuetas.

Os músicos multi-instrumentistas Gonçalo Parreirão e Jorri são a proposta para acompanhamento musical ao vivo para o filme de animação “As Aventuras do Príncipe Achmed”.

CINE-CONCERTO
As Aventuras do Príncipe Achmed, de Lotte Reiniger
GONÇALO PARREIRÃO e JORRI
26 de Novembro de 2022
sábado, 11h00
> M/3 > 70 min
> 6 € (bilhete individual); 10 € (adulto+criança)
org. Blue House / Fila K Cineclube 

[SÁBADOS PARA A INFÂNCIA NO TCSB]

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Jorri e Gonçalo Parreirão

Gonçalo Parreirão é um músico de Coimbra nascido em 1993. Iniciou o seu percurso como guitarrista da banda Red Italian Hunter e após interregno do trio dedicou-se à busca de novas sonoridades noutros instrumentos, participando noutros projetos como Miss Cat e o Rapaz Cão, Busted Kittens e Chïfre.
Apresenta-se agora a solo como K. Wölf, tendo gravado o ep “The Mysteries of Riding Alone” em 2018. 
Colaborou com a associação Fila K e as fundações Eugénio de Almeida e Bissaya Barreto na sonorização de filmes antigos tendo sempre em vista uma ruptura total com as bandas sonoras originais e a criação de uma segunda linha narrativa para os filmes musicados. 
Trabalhou ainda com as companhias Teatro Experimental do Porto, Teatro Loucomotiva e TEUC na criação de bandas sonoras para peças de teatro.

Jorri é músico e compositor dos a Jigsaw, produtor musical e coordenador da BLUE HOUSE, empresa ligada à criação e programação artística, com foco principalmente nos artistas e espaços da cidade de Coimbra.

Comments are closed.