Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres, de Matéi Visniec
TEATRO
Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres
de Matéi Visniec
encenação António Augusto Barros
Sérgiu Penegaru é um escritor que se recusa a escrever poemas patrióticos e admira o surrealismo. Na Roménia comunista do final da década de 50 do século XX, isso é suficiente para que entre na “lista negra”. As suas obras são proibidas e é preso em Sighet – a penitenciária que realmente existiu, por onde passaram e onde morreram dezenas de presos políticos nesse período.
Como forma de resistir ao cárcere, Penegaru e os seus três companheiros de cela divertem-se a representar “A cantora careca”, de Eugène Ionesco.
O teatro – e, em particular, o teatro do absurdo de Ionesco – não só ajuda os quatro homens a distanciarem-se do horror com que são confrontados como acentua o absurdo da própria realidade em que vivem. Não se trata apenas de sobreviverem fisicamente, ainda que isso estivesse também em causa. Trata-se, como sempre acontece contra regimes totalitários e opressivos, de salvaguardar a liberdade de pensamento individual, de resistir à mais perigosa das manipulações, aquela que é operada dentro das próprias cabeças dos seres humanos. Neste sentido, tanto
as anedotas políticas que Penegaru tem sempre para contar, como a poesia que não consegue parar de escrever, como o teatro que leva para dentro da prisão são mais do que escapes ou do que fugas à realidade. São formas activas de resistência e de luta pela liberdade e, portanto, pela dignidade humana.
Memória e esperança
Numa entrevista recente, Matéi Visniec, ele próprio autor proibido na Roménia durante a ditadura de Ceausescu, assume que continua a sentir-se um “autor engajado” e a sentir necessidade, enquanto artista, de combater “o mal”: “Na França, como em outras sociedades democráticas, identificar o mal exige um trabalho maior de reflexão. O artista tem de ser subtil para reconhecer as formas de manipulação por meio da publicidade, da moda, da indústria de entretenimento, da sociedade de consumo, dos slogans do comércio e da linguagem dos meios de comunicação”. E acrescenta: “nesses países ‘livres’, onde o ditador é o mercado, descobre-se que a lavagem cerebral se esconde atrás da máscara da liberdade”.
Mas é também por isto, ou sobretudo por isto, que a memória e a discussão são tão importantes. É preciso perceber como é que, em nome de uma ideia de sociedade mais justa e mais humana, foi possível cometer as maiores atrocidades. Por uma questão de justiça para com as vítimas, mas também por uma questão de esperança e para abrir os caminhos que continuam por fazer.
tradução Luiza Jatobá versão António Augusto Barros e Sofia Lobo elenco Filipe Eusébio, Igor Lebreaud, Joel Santos, Jorge Loureiro, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash, Sofia Lobo cenografia João Mendes Ribeiro figurinos, adereços e imagem gráfica Ana Rosa Assunção desenho de luz Rui Simão vídeo Eduardo Pinto som Zé Diogo
Na versão original do espectáculo, o elenco contou com a participação de Joel Santos, Mariana Duarte e Tiago Martins, enquanto estagiários/as do 3.º Ano do Curso Profissional de Artes do Espectáculo / Interpretação do Colégio São Teotónio.
M/14 > 2h30
ESTREIA: Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 18/12/2014
PRÓXIMOS ESPECTÁCULOS
COIMBRA
Teatro da Cerca de São Bernardo
28 de Maio a 6 de Junho
quinta a sábado, 21h30 > domingo, 16h00
M/14 > 2h30 > 5 a 10 Euros
BRAGA
Theatro Circo
13 de Junho
sábado, 21h30
ÉVORA
Teatro Garcia de Resende
17 e 18 de Junho
quarta e quinta-feira, 21h30
O AUTOR
Obras – teatro, teatro para a infância, romance e poesia
Entrevistas / Depoimentos
Romeno Matéi Visniec terá seu teatro completo publicado em livros no Brasil, Estadão, 28/09/2012
“Amar o teatro é uma maneira de transformar a civilização”, CULT, Set/2014
A palavra é uma forma de resistência, lembra Visniec, Carta Capital, 02/11/2014
Book trailer: Coleção Matéi Visniec [vídeo], 26/11/2014
Quando uma peça de teatro se torna “uma ponte” cultural [texto para o programa do espectáculo]
O ESPECTÁCULO
A equipa
encenador António Augusto Barros
elenco Filipe Eusébio, Igor Lebreaud, Jorge Loureiro, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash, Sofia Lobo e Joel Santos, Mariana Duarte, Tiago Martins
cenografia João Mendes Ribeiro
figurinos, adereços e imagem gráfica Ana Rosa Assunção
desenho de luz Rui Simão
vídeo Eduardo Pinto
som Zé Diogo
direcção de montagem Rui Valente
produção Pedro Rodrigues
assistente de produção Nilce Vicente
cabelos Carlos Gago | Ilídio Design
construção de cenário João Paulo Santos, Mário Dias
execução de figurinos Ilitina Marques, Maria do Céu Simões
Fotos
Fotos de cena (Augusto Baptista)
Contributos
ilustração de Ana Biscaia para a história de Mitzi
“da sensação de sermos humanos”, de Márcio Meirelles
Dossier de imprensa
“A liberdade deve transformar-se em civilização”, Diário de Coimbra, 14/06/2015
“Matéi Visniec – dramaturgo” no In & Out, RTP Informação, 9 de Janeiro de 2015 (2’46” – 6’03”)
Matéi Visniec: Encontro com a obra de um “artista engajado”, Diário As Beiras, 05/06/2015
Dramaturgo romeno no Teatro da Cerca, Diário de Coimbra, 02/06/2015
Dramaturgo romeno em Coimbra na reposição d’A Escola da Noite, Diário As Beiras, 25/05/2015
Matei Visniec: dramaturgo romeno em Portugal, Pravda, 25/05/2015
Matéi Visniec pela Escola da Noite em Coimbra, RTP, 12 de Janeiro de 2015
“Da sensação de elasticidade…” no In & Out, RTP Informação, 9 de Janeiro de 2015
Dia da Cultura Romena celebrada em Coimbra, Instituto Cultural Romeno, 9 de Janeiro de 2015
Teatro e cinema romenos no TCSB na estreia de 2015, Diário de Coimbra, 6 de Janeiro de 2015
Teatro para dar a conhecer história recente da Roménia, Diário As Beiras, 5 de Janeiro de 2015
Janeiro no TCSB: novo espectáculo d’A Escola da Noite volta ao palco, Pravda, 5 de Janeiro de 2015
A violência e o absurdo do totalitarismo, Diário As Beiras, 19/12/2014
Pelo livre pensamento, Visão, 18/12/2014
Escola da Noite estreia peça de Matéi Visniec, Diário de Coimbra, 18/12/2014
Peça de autor romeno estreia em Coimbra, Emotionarts, 18/12/2014
Teatro contra os totalitarismos, Público, 18/12/2014
Prisioneiros do absurdo, A Cabra, 17/12/2014
Peça romena sobre o “absurdo da ditadura” tem estreia mundial em Coimbra, Coimbratv.net, 17/12/2014
Teatro denuncia absurdo de regimes totalitários, Diário de Coimbra, 17/12/2014
Em cena: (de) Matéi Visniec / A Escola da Noite, Mutante Magazine, 15/12/2014
A Escola da Noite em cena com teatro de autor romeno, Diário As Beiras, 10/12/2014
Escola da Noite prepara estreia de nova produção, Diário de Coimbra, 19/11/2014
Filmes e debates anunciam estreia d’A Escola da Noite, Diário As Beiras, 17/11/2014
REACÇÕES
Comentários de espectadores/as (10/01/2015)
Comentários de espectadores/as (22/01/2015)
PROGRAMAÇÃO PARALELA (Dez/2014 a Jan/2015)
Quiz no Bar do TCSB – 1.ª sessão
Cinema | Histórias da Idade de Ouro
Documentário | Anfiteatros e Prisões
Teatro filmado | As Lições, de Ricardo Pais
Quiz no Bar do TCSB – 2.ª sessão
Documentário | Auto-biografia de Nicolae Ceausescu
Ensaio Aberto | Dia Internacional dos Direitos Humanos
Documentário | Videogramas de uma revolução
Documentário | After the revolution [Depois da revolução]
INSPIRAÇÕES
[…] tradução Luiza Jatobá versão António Augusto Barros e Sofia Lobo elenco Filipe Eusébio, Igor Lebreaud, Joel Santos, Jorge Loureiro, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash, Sofia Lobo cenografia João Mendes Ribeiro figurinos, adereços e imagem gráfica Ana Rosa Assunção desenho de luz Rui Simão vídeo Eduardo Pinto som Zé Diogo M/14 > 2H30 > 5 a 10 Euros http://weblog.aescoladanoite.pt/?page_id=11570 […]