“Anfiteatros e Prisões”, de Nicolae Margineanu

anfiteatros e prisões

Nicholae Margineanu é um dos nomes mais importantes da psicologia romena. Estudou e trabalhou nas melhores universidades da Europa e dos Estados Unidos e tem 12 livros publicados. Em 1948 foi preso pela polícia política do regime comunista e condenado, num julgamento forjado, a 25 anos de trabalhos forçados, por supostas práticas de espionagem e traição à Pátria. Foram anos de extremo sofrimento, de humilhação e com repetidas tentativas de aniquilar a sua personalidade. Os seus ex-companheiros de cela referem a forma como resistiu ao horror com calma e resignação e como aproveitou a sua formação profissional para estudar a condição humana durante o período em que esteve detido.
Libertado ao fim de 16 anos de cárcere, Marginenau declarou “a única defesa perante os maus-tratos e a injustiça é a firme convicção de que, no final, a justiça e a fé triunfarão”.
O filme estreou em 2010 e foi realizado pelo filho do psicólogo, contando ainda com a participação de vários membros da sua família. Em Junho de 2012, passou pela primeira vez no TCSB, no âmbito do ciclo “Processos de memória política: Roménia e Portugal em diálogo”, organizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Volta agora ao grande écran do TCSB, no âmbito da programação que antecipa a estreia de “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”, de Matéi Visniec. O filme é exibido numa versão dobrada em inglês e com legendas em francês e tem entrada gratuita, graças ao apoio do Instituto Cultural Romeno.

DOCUMENTÁRIO
Anfiteatros e Prisões
de Nicolae Margineanu
Roménia, 2010, 50? > falado em inglês, legendas em francês

anfiteatros

sexta-feira, 28 de Novembro, 21h30
entrada gratuita (oferta do Instituto Cultural Romeno)

Tags: , , ,

Comments are closed.