Francesca, de Bobby Paunescu
Francesca é uma jovem educadora de infância que sonha em emigrar para Itália.
Dividida entre as reservas do pai (e daqueles que lhe falam sobre as dificuldades que os emigrantes romenos enfrentam em muitos países europeus) e o entusiasmo da sua mãe, Francesca decide mesmo partir, preparada para enfrentar qualquer coisa. Uma inesperada revelação do seu namorado Mita e os acontecimentos que lhe sucedem fazem-na, contudo, questionar as suas prioridades.
Entre as várias participações e distinções em festivais europeus, o filme foi distinguido com os seguintes prémios: melhor realizador e melhor actriz principal (Festival de Cinema de Bursa, 2009), melhor filme (Gijon, Espanha, 2009), melhor filme (Istambul, Turquia, 2009), melhor primeira obra (Londres, Reino Unido, 2010), “Anjo de Prata” e melhor realizador (Torun, Polónia, 2010) e melhor actriz secundária (Prémios Gopo, Bucareste, Roménia, 2010).
O filme encerra o ciclo de cinema romeno que acompanha a temporada de “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”, de Matéi Visniec, em cena no TCSB até 25 de Janeiro.
CINEMA
Francesca
de Bobby Paunescu
com Monica Birladeanu, Dorian Boguta, Luminita Gheorghiu, Teo Corban, Doru Ana argumento Bobby Paunescu produtores Bobby Paunescu e Cristi Puiu director de fotografia Andrei Butica distribuição Mandragora Movies
20 de Janeiro
terça-feira, 21h30
Drama > Roménia, 2009 > 94′ > legendado em inglês
Bar do TCSB > entrada gratuita