Archive for Julho 7th, 2015

Joana Monteiro dirige oficina no TCSB

Terça-feira, Julho 7th, 2015

A designer Joana Monteiro dirige no próximo sábado, dia 11 de Julho, a oficina “Letras em Cena”, destinada a crianças entre os 6 e os 10 anos. A actividade faz parte do ciclo “Sábados para a infância no TCSB”, que agora se alarga às artes plásticas.

flyers letras em cena

Joana Monteiro idealizou uma verdadeira “aventura” pelo interior do Teatro. Com a ajuda da figurinista d’A Escola da Noite, Ana Rosa Assunção, as crianças vão invadir a oficina do TCSB, à procura de materiais que possam servir para construir figurinos e adereços. “Restos de cenários, pedaços de tecidos, espumas, madeiras… serve tudo! Com o que conseguirmos pilhar vamos para o Jardim da Cerca de São Bernardo fazer letras graaaaaandes. Tão grandes como a altura dos meninos e das meninas (no caso dos figurinos) ou ainda maiores, até onde o nosso braço chegar, de tal forma que os adereços quase que passam a cenário”, explica a designer, responsável pelo Clube dos Tipos e com uma larga experiência na dinamização de actividades de formação e sensibilização artística para os mais novos.
A oficina tem a duração total de 4 horas, divididas em dois períodos: 11h00 – 13h00 e 14h30 – 16h30. As inscrições custam 10 Euros e devem ser feitas antecipadamente pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Joana Monteiro e o Clube dos Tipos
Joana Monteiro é designer gráfica e faz direcção de arte. No seu trabalho reconhece-se uma paixão pela tipografia. Para construção de imagens gráficas faz uso e mistura várias técnicas. Licenciou-se em Pintura e Design de Comunicação (ARCA, Coimbra). Fez o mestrado em Design Gráfico (University of the Arts London). Estudou na Royal College of Art, Londres, onde experimentou vídeo e tipografia tradicional. Colaborou com o atelier FBA. em Coimbra durante 5 anos. É freelancer desde 2007 e tem trabalhado sobretudo com clientes da área da cultura (TNSJ, Porto; English Touring Opera, Londres; TAGV e Salão Brazil, Coimbra). É co-fundadora do Clube dos Tipos. Reside no Condomínio Criativo CABB, em Coimbra.
O Clube dos Tipos foi criado com a intenção de reunir pessoas interessadas em tipografia. As oficinas de tipografia estão no centro da sua actividade, mas entendidas como um ponto de partida: “encorajamos a experimentação e o uso de novas tecnologias, em combinação com o uso de tipos antigos de metal e madeira, de forma a chegar a resultados menos convencionais. Trabalhamos em projectos tanto comerciais como de iniciativa própria e organizamos workshops e eventos”, pode ler-se no texto de apresentação do Clube.

OFICINA
Letras em Cena
11 de Julho
sábado, 11h00-13h00 / 14h30-16h30
6 aos 10 anos > 4 horas > 10 Euros
formadora: Joana Monteiro
informações e inscrições:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Hoje no TCSB: forum sobre conflitos ambientais e documentário

Terça-feira, Julho 7th, 2015

A Escola da Noite acolhe hoje no TCSB duas iniciativas do Centro de Estudos Sociais sobre conflitos ambientais.

Durante a tarde, a partir das 17h30, no bar do Teatro, terá lugar a apresentação pública do EJ Atlas Portugal (um mapa de conflitos ambientais), que inclui um forum sobre o tema, aberto ao público.

ejatlas-fb

À noite, será exibido o documentário galego “En todas as mans”, de Diana Toucedo, que aborda a questão dos baldios na Galiza. O filme será apresentado por Rita Serra, investigadora do CES, e comentado por José Maria Castro Caldas.