Archive for Novembro 17th, 2014

Marionet estreia no Teatro da Cerca de São Bernardo

Segunda-feira, Novembro 17th, 2014

A Marionet estreia no Teatro da Cerca de São Bernardo, a 25 de Novembro, o seu novo espectáculo. “A Expressão das Emoções” parte das experiências feitas no século XIX por Guillaume Duchenne e Charles Darwin e propõe uma reflexão “sobre os modos como comunicamos e nos exprimimos”. Estará em cena numa curta temporada de 3 sessões, entre terça e quinta-feira.

cartazweb

Na obra “Mecanisme de la Physionomie Humaine”, o médico e fisiólogo francês Guillaume Duchenne (1806-1875) apresentou o resultado das suas experiências, nas quais aplicava choques eléctricos na cara dos pacientes para identificar os músculos envolvidos na expressão de certas emoções. As expressões dos doentes eram registadas em fotografia, à data uma invenção recente.
Charles Darwin (1809 – 1882) viria mais tarde a utilizar estas imagens para estudar a forma como as expressões são reconhecidas pelos outros. Os resultados da investigação do naturalista britânico apontam para uma certa universalidade no reconhecimento das emoções ditas básicas – tristeza, raiva, surpresa, medo, nojo, desprezo, alegria.

A Expressão das Emoções
O novo espectáculo da Marionet, com texto e encenação de Mário Montenegro, parte destas referências e propõe ao público um dispositivo experimental, convidando-o a reflectir sobre os modos como comunicamos e nos exprimimos, sobre as cambiantes e os desvios entre a expressão de uma emoção e um estado emocional mental, sobre o que construímos com base naquilo que pensamos que o outro está a sentir.
Em palco, um grupo de arqueólogos das emoções procura recuperar emoções do passado recorrendo a técnicas teatrais para a representação de emoções. Ao enorme desafio de recuperar sentimentos há muito vividos e desaparecidos, soma-se um outro, o de lidar com as próprias emoções no processo de investigação.
Como vem sendo habitual nos espectáculos da Marionet, o processo de trabalho que conduziu à construção de “A Expressão das Emoções” assentou numa abordagem multidisciplinar, que incluiu o desenvolvimento do LabX – Laboratório Experimental de Fotografia, orientado pela fotógrafa Susana Paiva. Este laboratório contou com a participação de onze voluntários e os primeiros resultados (mais um conjunto de olhares, reflexões e provocações sobre o tema da expressão das emoções) serão apresentados ao público numa exposição paralela ao espectáculo, patente no foyer do Teatro.

A Marionet
Com 14 anos de actividade regular em Coimbra, a Marionet mantém a experimentação, a aposta em novos criadores e novas ideias e uma acentuada ligação com a ciência como elementos essenciais da sua identidade artística.
“A Expressão das Emoções” é a sua vigésima quinta produção teatral e a sua segunda estreia no TCSB. Estará em cena numa curta temporada de três sessões, entre 25 e 27 de Novembro (terça a quinta), pelo que se aconselha vivamente a reserva de lugares, através dos contactos habituais do Teatro. Para além dos descontos normalmente praticados no TCSB, e como é prática regular da marionet, os profissionais de ciência beneficiam de desconto – neste caso, de 40% sobre o preço normal do bilhete.

A Expressão das Emoções
pela Marionet

discussão e ideias Inês Almeida, Marcos Marques, Mário Montenegro, Paula Rita Lourenço, Pedro Andrade, Teresa Girão, Susana Paiva interpretação Beatriz Dias*, Dara Couceiro*, Guilherme Lima*, Marcos Marques, Mário Montenegro, Miguel Silva*, Paula Rita Lourenço texto e encenação Mário Montenegro espaço cenográfico, figurinos, adereços e imagem Pedro Andrade fotografia e orientação do LabX-Laboratório Experimental de Fotografia Susana Paiva banda sonora original Marcelo dos Reis iluminação e direcção técnica Mafalda Oliveira fotografia de cena Francisca Moreira penteados Carlos Gago – Ilídio Design produção executiva Teresa Girão

Teatro da Cerca de São Bernardo – Coimbra