Archive for Setembro 16th, 2014

a Jigsaw no TCSB!

Terça-feira, Setembro 16th, 2014

A Escola da Noite acolhe no dia 4 de Outubro, no Teatro da Cerca de São Bernardo, o concerto de apresentação do mais novo álbum dos a Jigsaw, “No True Magic”. João Rui e Jorri serão acompanhados em palco pela “The Great Moonshiners Band”, criada especificamente para o efeito. Os bilhetes já estão à venda.

a Jigsaw FOTO_red

Três anos depois de “Drunken Sailors & Happy Pirates”, os multi-instrumentistas Jorri e João Rui voltaram ao estúdio e apresentam agora o seu quarto álbum, “No True Magic”. A dupla mantém-se fiel à sonoridade que a distingue no panorama português e internacional, inspirada no universo da música popular norte-americana, em particular do folk e dos blues. À semelhança do que fizeram em trabalhos anteriores, enraízados na literatura e estruturados em torno de conceitos como a “perda da inocência” e a “construção da identidade”, os a Jigsaw falam-nos agora da “imortalidade” – ou, mais concretamente, da “suspensão da mortalidade”.

O grupo recorda o conceito de “willing suspension of disbelief” (algo como “suspensão voluntária da incredulidade”), proposto pelo poeta e filósofo inglês Samuel Taylor Coleridge em 1817: na abordagem a uma obra literária, o leitor pode suspender o julgamento da implausibilidade da narrativa, de modo a melhor desfrutar dela. Um desafio semelhante é proposto aos espectadores de um número de ilusionismo, convidados a aceitar a magia como explicação para os truques que acontecem diante dos seus olhos.
É a possibilidade de acreditarmos em milagres – e, em particular, no milagre maior da imortalidade – que nos alivia do peso de sabermos que esta não existe. Abordando a questão nesta perspectiva, “No True Magic” fala-nos, portanto, dos termos em que aceitamos e convivemos com a nossa mortalidade.

O album conta com uma presença feminina: a norte-americana Carla Torgerson (The Walkabouts, Tindersticks) junta a sua voz à de João Rui no dueto “Black Jewelled Moon”. Nos concertos de apresentação do disco, que se iniciam em Coimbra, os a Jigsaw são acompanhados por uma banda criada especificamente para o efeito. “The Great Moonshiners Band” (cujo nome recorda os produtores de whisky ilegal, destilado durante a noite, nos tempos da Lei Seca) é composta por Guilherme Pimenta, Maria Côrte, Pedro Serra e Vitor Torpedo.
A acompanhar o concerto e a apresentação do disco, o grupo inaugura também no TCSB uma exposição de fotografias sobre este último processo criativo, com trabalhos de Miguel Duarte, Paula Lourenço e Sofia Silva.
O concerto dos a Jigsaw no Teatro da Cerca de São Bernardo satisfaz um desejo antigo d’A Escola da Noite, que se assume como fã do grupo e deseja proporcionar aos seus espectadores a oportunidade de desfrutarem das canções de Jorri e João Rui no ambiente intimista que esta sala oferece. A lotação limitada da plateia, com apenas 180 lugares, recomenda contudo que os espectadores se apressem a comprar bilhetes. Custam entre 5 e 10 Euros e já estão à venda, podendo ser reservados pelos contactos habituais do TCSB.

MÚSICA
a Jigsaw & The Great Moonshiners Band
4 de Outubro
sábado, 21h30

A JIGSAW
Jorri
Autoharp, Hammond, Melodica, Percussões, Piano, Pianorgan, Toy Piano
João Rui
Banjo, Guitarra, Harmonica, Voz

THE GREAT MOONSHINERS BAND
Guilherme Pimenta Bateria, Percussões Maria Côrte Harmonium, Harpa, Lorenzo, Violino Pedro Serra Contrabaixo Vitor Torpedo Guitarra

Luz Francisco Rodrigues Som João P. Miranda fotografia (exposição) Miguel Duarte, Paula Lourenço e Sofia Silva

PREÇOS
bilhete normal 10 Euros estudantes, jovens, maiores de 65 anos 6 Euros assinaturas TCSB 5 entradas, 30 Euros; 10+1 entradas, 50 Euros

informações e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Encontros Mágicos começam hoje

Terça-feira, Setembro 16th, 2014

18 magicos

Começa hoje a 18.ª edição dos Encontros Mágicos – Festival Internacional de Magia de Coimbra.

Luke Jermay apresenta amanhã no Teatro da Cerca de São Bernardo o espectáculo “Sixth Sense”. Reserve os seus lugares!

MAGIA
Sixth Sense
por Luke Jermay
17 de Setembro