Archive for Setembro 2nd, 2014

Encontros Mágicos e “Auto dos Físicos” no arranque da programação do TCSB

Terça-feira, Setembro 2nd, 2014

A estreia de “Auto dos Físicos”, de Gil Vicente, é o grande destaque da programação de Setembro do Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra. Mas há mais: a sala d’A Escola da Noite volta a ser um dos palcos dos Encontros Mágicos e a iniciativa “Flores de Livro” regressa, no último sábado do mês, com mais histórias para as crianças.

A nova produção d’A Escola da Noite marca o regresso da companhia ao universo de Gil Vicente, um dos autores que mais vezes trabalhou ao longo do seu percurso e que é uma marca fundamental da sua identidade artística. Estreia no TCSB a 25 de Setembro e fica em cena, para o público em geral, durante 4 dias. A partir daí, ao longo dos meses de Outubro e Novembro, poderá ser visto pelo público escolar da cidade e da região, em sessões diurnas para as quais já é possível efectuar marcações.
O “Auto dos Físicos” foi escrito e representado pela primeira vez entre 1519 e 1524. Um padre “morre” de um amor não correspondido e quatro médicos (os “físicos”) visitam-no à vez, sugerindo estranhos remédios. Brásia Dias, a comadre que primeiro o tenta ajudar, um moço transformado em (fraco) alcoviteiro e um padre confessor que compreende “bem demais” o sofrimento do seu colega completam o leque de personagens desta divertida farsa, que termina com uma “ensalada” poética e musical, com referências a outras peças do autor e a elementos do cancioneiro tradicional.
A peça apresenta caricaturas de pessoas concretas – os quatro “físicos” correspondem a pessoas que realmente existiam e que o público facilmente reconhecia – mas é também, como quase toda a obra de Vicente, um retrato da corte, da Igreja e da sociedade portuguesas do século XVI em Portugal.
O texto já foi trabalhado pela companhia de Coimbra no espectáculo “Uma Visitação”, em 1995. É agora apresentado isoladamente, em co-produção com a Ordem dos Médicos, no âmbito das comemorações do 35.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde. Com encenação de António Augusto Barros, o espectáculo conta com as interpretações de Filipe Eusébio, Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães e Sofia Lobo. O cenário recupera um objecto carismático da história da companhia – a caixa vicentina desenhada por João Mendes Ribeiro que tem acompanhado boa parte das incursões do grupo na obra de Gil Vicente.

A "caixa vicentina" desenhada por João Mendes Ribeiro

A “caixa vicentina” desenhada por João Mendes Ribeiro

Encontros Mágicos
O segundo grande destaque da programação de Setembro é o regresso da magia ao palco do TCSB, mais uma vez pela mão da Luis de Matos Produções. Pelo segundo ano consecutivo, os Encontros Mágicos passam pela casa d’A Escola da Noite. Desta vez, a proposta é o espectáculo “Sixth Sense”, escrito, dirigido e protagonizado pelo mágico inglês Luke Jermay. Admirado por celebridades como Derren Brown, Dynamo ou Uri Geller e consultor da série “O Mentalista”, Luke Jermay é um “mágico da mente” e conhece “o passado, o presente e o futuro de todos com quantos se cruza”. “Sixth Sense” (“Sexto Sentido”) é uma proposta irrecusável para todos os que se interessam pelos mistérios do oculto e por todos os que não têm receio de que se saiba o que estão a pensar. E é, na senda do que os Encontros Mágicos vêm oferecendo à cidade há 18 anos, um grande espectáculo teatral.

02_Jermay_CARTAZ

Flores de Livro
No último sábado do mês, dia 27 de Setembro, tem início mais uma temporada das “Flores de Livro” – leitura de contos para a infância. A animadora sócio-educativa Cláudia Sousa volta de férias com novas histórias para ler aos mais novos e com novos livros e muitas ilustrações para partilhar com eles. Como habitualmente, a sessão tem lugar às 11h00 da manhã e é recomendado para crianças a partir dos 4 anos.

"Flores de Livro", por Cláudia Sousa

“Flores de Livro”, por Cláudia Sousa

TCSB – SETEMBRO/2014

MAGIA