Archive for Abril 1st, 2014

Acredita na democracia?

Terça-feira, Abril 1st, 2014

(…) e há depois um episódio muito engraçado que é a nossa ida em traineira até próximo do Saratoga tentar entrevistar os marinheiros que vinham de fora a Lisboa e em que às tantas ouve-se a minha voz a perguntar em inglês:

democracia01 democracia2

Maria Velho da Costa, co-autora do guião, sobre a rodagem do filme

(citada aqui)

DOCUMENTÁRIO
Que farei eu com esta espada?
de João César Monteiro
[1975, 65’]
2 de Abril
quarta-feira, 21h30
entrada gratuita
org. A Escola da Noite / Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra > apoio: Casa da Achada – Centro Mário Dionísio

A NATO em Portugal, pela câmara de João César Monteiro

Terça-feira, Abril 1st, 2014

Objectivamente consideradas, as manobras aparecem como uma forma de pressão na situação política portuguesa.

Comunicado da Comissão Política do Comité Central do PCP, 04/02/1975

Porta-aviões americano "Saratoga", um dos navios da NATO que fundeou no Tejo em 1975

Porta-aviões americano “Saratoga”, um dos navios da NATO que fundeou no Tejo em 1975

DOCUMENTÁRIO

“Que farei eu com esta espada?”

de João César Monteiro

Nos primeiros meses de 1975, a presença de navios da NATO em Lisboa e a realização de exercícios militares por parte das tropas desta organização levantaram uma significativa polémica no seio dos partidos políticos e entre a sociedade civil. Este comunicado do Partido Comunista Português, de 04 de Fevereiro, ajuda a perceber o que estava em causa.
Em “Que farei eu com esta espada?”, João César Monteiro lembra a imagem de Nosferatu, o vampiro, e aponta os canhões do Castelo de São Jorge aos navios da Aliança. Mas anda também pelas ruas de Lisboa e pelos campos do Alentejo e recolhe depoimentos de prostitutas, marinheiros, sindicalistas, agricultores, cooperantes e membros dos movimentos de libertação das ex-colónias. Com o seu olhar único, pleno de ironia e de capacidade de interpelação, César Monteiro conduz-nos até ao mural que pintou para terminar o filme, num plano lento que ainda hoje nos provoca.

realização João César Monteiro argumento João César Monteiro e Maria Velho da Costa assistência de realização Margarida Gil e Vítor Silva fotografia Acácio de Almeida assistência de imagem Carlos Mena direcção de som João Diogo produção Oficina de Cinema e RTP [1975, 66′]

Teatro da Cerca de São Bernardo
2 de Abril