Archive for Fevereiro 5th, 2014

Évora, Galiza e Lisboa (Teatro Meridional) recebem “Novas diretrizes em tempos de paz”

Quarta-feira, Fevereiro 5th, 2014

A Escola da Noite inicia esta semana um novo período de digressão com o espectáculo “Novas diretrizes em tempos de paz”, de Bosco Brasil. Depois de Évora, o espectáculo segue para quatro cidades galegas e regressa a Portugal no final do mês, para uma temporada de três sessões em Lisboa, no Teatro Meridional.

Igor Lebreaud e Jorge Loureiro, "Novas diretrizes em tempos de paz" (foto: Eduardo Pinto)

Igor Lebreaud e Jorge Loureiro, “Novas diretrizes em tempos de paz” (foto: Eduardo Pinto)

“Novas diretrizes em tempos de paz”, peça do dramaturgo brasileiro Bosco Brasil, passa-se em 1945, quando a II Guerra Mundial está perto do fim. Clausewitz é um emigrante polaco, que tenta recomeçar a sua vida no Brasil. No porto do Rio de Janeiro, depara-se com o oficial da alfândega, Segismundo, que desconfia das suas intenções e se recusa a permitir-lhe a entrada no país.
O espectáculo é a 59ª produção d’A Escola da Noite e estreou em Janeiro de 2013, com a presença do autor. O espectáculo apresenta-se em 2014 com um novo elenco: a Igor Lebreaud (Clausewitz) junta-se agora o actor Jorge Loureiro, no papel de Segismundo, sob a direcção de António Augusto Barros.

De volta “à estrada”
Depois de uma intensa digressão nacional e internacional em 2013, que incluiu apresentações em várias cidades portuguesas e ainda no Rio de Janeiro (Brasil) e em Luanda (Angola), o espectáculo retoma a sua circulação durante este mês de Fevereiro.
As primeiras sessões têm lugar em Évora, no Teatro Garcia de Resende, nos dias 7 e 8 (sexta-feira e sábado, às 21h30), no âmbito do intercâmbio que A Escola da Noite mantém com o Cendrev, companhia residente no histórico teatro alentejano.
Entre 13 e 16 de Fevereiro, o grupo de Coimbra estará na Galiza, onde cumprirá um circuito pelas cidades de Santiago de Compostela, Tui, Narón e Ourense. Trata-se da segunda parte do programa de intercâmbio “Troco x Troco”, estabelecido em 2013 entre quatro companhias portuguesas e quatro companhias e quatro teatros da Galiza, no quadro das relações entre a AGADIC (Axencia Galega para as Industrias Culturais) e a Cena Lusófona – Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral. Entre Outubro e Novembro de 2013, A Escola da Noite organizou em Coimbra, neste âmbito, a I Mostra de Teatro Galego, com quatro companhias da Galiza.
Finalmente, entre 27 de Fevereiro e 1 de Março, A Escola da Noite leva o seu espectáculo a Lisboa, graças ao convite do Teatro Meridional. Naquela que, como é carinhosamente tratada pela companhia lisboeta, é “a melhor sala de teatro do poço do bispo”, o espectáculo estará em cena durante três noites, sempre às 21h30.

A Escola da Noite
Digressão “Novas diretrizes em tempos de paz”
Fevereiro de 2014

Igor Lebreaud, "Novas diretrizes em tempos de paz" (foto: Eduardo Pinto)