Archive for Fevereiro 4th, 2014

Terça-feira, Fevereiro 4th, 2014

site fev cerca
Faça-nos companhia!

uma viagem ao Inferno (em italiano)

Terça-feira, Fevereiro 4th, 2014

Gita all’Inferno
Akròama (Sardenha, Itália)

gitaallinferno_cartaz3

Um político anónimo é assaltado e morto numa escura floresta, na periferia de uma cidade não identificada.
É resgatado por uma personagem estranha, que vive à margem da sociedade. É ela que comunica ao falecido a sua nova e chocante condição de “alma perdida”. Forçado a fazer escolhas, o político é persuadido pelo seu novo companheiro de viagem a embarcar numa viagem ao submundo de Dante, com a esperança de alcançar uma posição mais vantajosa para a sua alma e poder, finalmente, ver as estrelas.
O que parecia ser uma solução atraente transforma-se na enésima confirmação da filosofia dantesca: os infernos não são mais do que a consequência directa das escolhas erradas que fazemos ao longo da vida.

AKRÒAMA

O Akròama – Teatro Stabile d’Innovazione e Ricerca della Sardegna – foi fundado em Cagliari, Sardenha, em 1977, com o objectivo de desenvolver novas linguagens artísticas, “mais adequadas ao sentimento contemporâneo”. Assumia na altura, em particular, o conceito de “teatro total”, no qual os actores utilizam “uma só linguagem, feita de canto, dança e palavras”. Em 1987, foi reconhecido pelo Governo Italiano como um dos doze Centros de Pesquisa Dramática criados no país. Desde então, assumiu a responsabilidade de programar dois teatros em Cagliari – o Teatro delle Saline e o Teatro di Monserrato –, e desenvolve várias acções de formação, com destaque para o curso de encenação e dramaturgia, o curso de agentes teatrais e a “Escola Cívica de Artes Teatrais”. Funciona igualmente como estrutura de produção, no âmbito da qual vários artistas independentes têm podido criar e apresentar os seus trabalhos.

A digressão à Península Ibérica, que passará também por Braga, Barcelos e Santiago de Compostela, resulta de um intercâmbio entre o grupo italiano e a Companhia de Teatro de Braga, ao qual A Escola da Noite se associa.

Gita All’Inferno
pelo Akròama (Sardenha, Itália)
19 de Fevereiro
quarta-feira, 21h30