Archive for Abril 11th, 2013

“Novas diretrizes” no Rio de Janeiro

Quinta-feira, Abril 11th, 2013

A Escola da Noite apresenta na próxima semana, no Rio de Janeiro, três sessões da sua mais recente produção: “Novas diretrizes em tempos de paz”, de Bosco Brasil. A digressão ocorre a convite do Festival Dois Pontos e inclui ainda a realização de um workshop sobre o percurso artístico do grupo de Coimbra.

Miguel Lança e Igor Lebraud, "Novas diretrizes em tempos de paz" (foto de ensaio de Eduardo Pinto)

“Novas diretrizes em tempos de paz” passa-se em Abril de 1945. Quase no fim da II Guerra Mundial, Clausewitz, um emigrante polaco, desembarca no porto do Rio de Janeiro, em busca de uma nova vida como agricultor. O oficial da alfândega, Segismundo, desconfia das intenções de Clausewitz e dificulta-lhe a emissão do salvo-conduto. A acção desenvolve-se a partir do desafio que o funcionário lança ao estrangeiro e do intenso e comovente diálogo entre as duas personagens, que confrontam memórias: de um lado um actor que perdeu familiares e amigos, do outro um ex-torturador que sempre cumpriu ordens.
A peça é considerada um dos melhores textos da dramaturgia brasileira contemporânea, tendo sido distinguida com os Prémios Shell e APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor autor em 2002. Desde então, tem sido várias vezes apresentada no Brasil e no estrangeiro e deu origem ao filme “Tempos de Paz”, de Daniel Filho (estreado em 2009, com Tony Ramos e Dan Stulbach no elenco).

Bosco Brasil
Bosco Brasil (São Paulo, 1960) é dramaturgo, encenador e guionista. Foi fundador do Teatro de Câmara de São Paulo e escreveu peças como “Atos e Omissões”, “O Acidente”, “Os Coveiros” ou “Cheiro de Chuva”. Por vontade expressa do dramaturgo, que assume o “engajamento” político do texto, os direitos de autor deste espectáculo revertem sempre para Organizações Não Governamentais que operem no apoio a refugiados, em articulação com os gabinetes locais do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). O autor esteve em Coimbra em Janeiro, associando-se à estreia do espectáculo e participando num conjunto de actividades complementares que a companhia realizou nessa altura, incluindo uma sessão de leituras de outras peças suas e uma mesa-redonda com a Presidente do Comité Português para os Refugiados.

O Festival Dois Pontos
Esta é a terceira digressão da companhia ao Brasil e a segunda vez que se apresenta no Rio de Janeiro. Desta feita, o convite partiu do projecto de ocupação artística Ágora, do Teatro Maria Clara Machado. A iniciativa ocorre no âmbito do Festival Dois Pontos, integrado no Ano de Portugal no Brasil e que envolve seis teatros da Rede Municipal de Teatros do Rio de Janeiro. O Festival decorre entre 1 e 28 de Abril e a programação inclui a apresentação de vários espectáculos de teatro, dança e música, portugueses e brasileiros. A organização assume o objectivo de “fomentar a circulação de bens culturais” entre o Brasil e Portugal e de “consolidar um diálogo artístico permanente entre os dois países”.
Para além d’A Escola da Noite, participam nesta primeira edição do Festival Dois Pontos a Companhia de João Garcia Miguel, o Colectivo 84, a Companhia do Chapitô, Mundo Perfeito e Comedia à la Carte, entre outros.
Os espectáculos d’A Escola da Noite têm lugar no Teatro Maria Clara Machado nos dias 19 e 20 de Abril (sexta e sábado, às 21h00) e no dia 21 de Abril (domingo, às 20h00).  O workshop tem lugar ao longo da semana e destina-se a estudantes de teatro e artes cénicas. Incidirá sobre as principais linhas do percurso artístico, do reportório e dos processos de trabalho que a companhia tem desenvolvido ao longo do seu percurso de 20 anos e abordará alguns dos autores e textos mais emblemáticos da história da companhia, como Gil Vicente e o dramaturgo português Abel Neves, entre outros.
A programação completa do festival pode ser consultada na página do Festival.

Novas diretrizes em tempo de paz
de Bosco Brasil

encenação António Augusto Barros elenco Igor Lebreaud e Miguel Lança figurinos e imagem gráfica Ana Rosa Assunção

Rio de Janeiro (Brasil)