Archive for Outubro 30th, 2012

Nunca estive em Bagdad: últimos espectáculos em Coimbra

Terça-feira, Outubro 30th, 2012

Termina no próximo domingo, em Coimbra, a temporada de “Nunca estive em Bagdad”, de Abel Neves. A mais recente produção d’A Escola da Noite parte depois em digressão, com paragens em Campo Benfeito, Faro e Santiago de Compostela.

Maria João Robalo e Miguel Magalhães, "Nunca estive em Bagdad" (ensaio, foto de Eduardo Pinto)

“Nunca estive em Bagdad” é, nas palavras do próprio autor, “uma história de amor em tempo de guerra”. Um jovem casal português muda uma vez mais de casa. Ao mesmo tempo, a guerra do Iraque de 2003 entra-lhes pela sala, transmitida em directo pela televisão. Entre o problema de Glória, que vai sendo revelado ao longo da peça, e a tragédia global de que Rogério não consegue descolar, vive-se um confronto de escalas que amplia o efeito de ambos na vida quotidiana do casal.

um autor “da casa”
Abel Neves é um dramaturgo e romancista português com mais de 25 peças teatrais publicadas e encenadas, entre as quais “Jardim Suspenso”, contemplada em 2009 com o Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva. Para além do teatro, é autor ainda de sete romances, ao que junta a edição de poesia e ensaios.
É um dos autores contemporâneos mais vezes trabalhado pel’A Escola da Noite, que apresentou “Além as estrelas são a nossa casa” (2000), “Além do infinito” (2004) e “Este Oeste Éden” (2009). No texto de apresentação do espectáculo, a companhia considera-o um “companheiro de estrada, na defesa e na prática desse teatro como coração de estrela, no centro da vida, lugar de todas as utopias”.

só até domingo
O espectáculo é a 58.ª produção d’A Escola da Noite, que comemora em 2012 o seu vigésimo aniversário. Estreou no passado dia 25 de Outubro e mantém-se em cena no Teatro da Cerca de São Bernardo apenas até ao próximo domingo, 4 de Novembro. Parte depois em digressão por Portugal (Campo Benfeito, Castro Daire, a 16 de Novembro, e Faro, a 24 de Novembro) e Galiza (Santiago de Compostela, 4 e 5 de Dezembro).
Encenado por Sofia Lobo – actriz fundadora da companhia, que dirigiu “Play Beckett” (2006) e “Noite de Amores Efémeros”, de Paloma Pedrero (2010) – “Nunca estive em Bagdad” conta com as interpretações de Maria João Robalo e Miguel Magalhães, os figurinos de Ana Rosa Assunção, o desenho de luz de Danilo Pinto e o som de Zé Diogo.
Os bilhetes custam entre 5 e 10 Euros e mantêm-se válidas, para além dos descontos habituais – estudante, maiores de 65 anos, profissionais e amadores de teatro –, as campanhas “quintas no teatro” (50% de desconto), “teatro na baixa” (20% de desconto mediante a apresentação dos vales distribuídos em vários estabelecimentos comerciais da baixa da cidade), “até ao próximo” (oferta de um bilhete na compra de outro para o espectáculo seguinte no TCSB) e “assinaturas TCSB”.

Nunca estive em Bagdad
de Abel Neves

encenação Sofia Lobo elenco Maria João Robalo e Miguel Magalhães espaço cénico Ana Rosa Assunção e Sofia Lobo figurinos e imagem gráfica Ana Rosa Assunção luz Danilo Pinto som Zé Diogo

M/12 > 1h30 com intervalo > 5 a 10 Euros

Teatro da Cerca de São Bernardo, Coimbra
até 4 de Novembro
terça a sábado, 21h30
domingo, 16h00

Espaço Montemuro, Campo Benfeito (Castro Daire)
16 de Novembro
sexta-feira, 21h30

Teatro Lethes, Faro
24 de Novembro
sábado, 21h30

Salón Teatro, Santiago de Compostela (Galiza)
4 e 5 de Dezembro
terça e quarta-feira, 20h30

Colégio São Teotónio vem a Bagdad

Terça-feira, Outubro 30th, 2012

Miguel Magalhães e Maria João Robalo, "Nunca estive em Bagdad" (ensaio, foto de Eduardo Pinto)

Os alunos de Teatro do Colégio São Teotónio vêm assistir hoje à noite ao espectáculo “Nunca estive em Bagdad”.

No final, há conversa com a equipa criativa do espectáculo, aberta a todos os espectadores.

Aproveite!