Archive for Janeiro 6th, 2012

ingratos

Sexta-feira, Janeiro 6th, 2012

Miguel Magalhães e Maria João Robalo, Animais Nocturnos (foto: Eduardo Pinto)

(…) Há aqui uma ameaça implícita: torna-te um de nós (…) ou vai-te embora… Os imigrados entram na consciência nacional no papel de ingratos. Ironicamente, a causa do racismo passa a ser vista como a incapacidade que os imigrados mostram de receber o nosso amor.

Sara Ahmed, “Liberal Multiculturalism is the Hegemony – Its an Empirical Fact –   A response to Slavoj Žižek“, citada por Slavoj Žižek (2011), “Viver no fim dos tempos”. Lisboa: Relógio d’Agua (tradução: Miguel Serras Pereira)

A Escola da Noite lê teatro de Naum Alves de Souza na Escola Dom Dinis

Sexta-feira, Janeiro 6th, 2012

Os actores d’A Escola da Noite participam hoje à tarde numa sessão de leitura de teatro de língua portuguesa, na Escola Dom Dinis, em Coimbra. A iniciativa é organizada pela Cena Lusófona e mobiliza igualmente os elementos do grupo de teatro da escola “KA-OS”.

Com início marcado para as 15h00, a sessão inclui leituras das peças “O Suicidiota” (de José Mena Abrantes, Angola), “A tia é muito esquisita” e “Domingo no calçadão” (Naum Alves de Souza, Brasil) e “As Virgens Loucas” (de António Aurélio Gonçalves, Cabo Verde). A cargo do elenco d’A Escola da Noite estarão os textos do dramaturgo brasileiro.

A iniciativa encerra a “Semana da Lusofonia”, iniciada ainda no final do primeiro período lectivo, ao longo da qual os alunos e professores da escola tiveram ao seu dispor na biblioteca escolar uma parte do acervo do Centro de Documentação e Informação da Cena Lusófona. O projecto organizado por esta associação incluiu ainda visitas guiadas às suas instalações, na cidade de Coimbra,  e o reforço do fundo bibliográfico do Centro de Documentação, especializado em teatro de língua portuguesa.