Archive for Março 24th, 2009

“atravessando as palavras…” de Kafka a partir de 3 de Abril

Terça-feira, Março 24th, 2009

atravesssando as palavras

A Escola da Noite estreia o espectáculo “atravessando as palavras há restos de luz” no próximo dia 3 de Abril, sexta-feira, no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra.

Com dramaturgia e encenação de António Augusto Barros, o espectáculo inspira-se na obra de Franz Kafka e em alguns dos principais temas que marcam a sua produção literária: o poder e a dominação humana, a relação do indivíduo com o outro e com o colectivo e a estranheza social suscitada pelo artista e pelo seu trabalho.

Nas leituras tradicionalmente associadas aos textos kafkianos, é comum encontrarmos uma visão desencantada da humanidade, uma espécie de conformismo e de irremediável condenação ao peso das instituições. Na preparação deste espectáculo propusemo-nos trabalhar também sobre o lado mais luminoso do universo de Kafka. Em muitos dos seus pequenos textos (contos, parábolas, passagens do diário) e em pormenores da sua própria biografia encontramos uma escrita plena de humanismo.

Contemporâneo das grandes transformações sociais e estéticas que continuam a marcar o mundo ocidental, Kafka não segurou bandeiras com as suas palavras. Radicalizou-se na arte e no seu próprio lugar enquanto artista para interpelar o mundo e os outros, para nos interpelar a nós, seus leitores. Kafka responsabiliza-nos, não nos dá remédios. Por isso nos desconforta.

“atravessando as palavras…” foi construído ao longo de um processo de pesquisa e experimentação iniciado há mais de um ano, com os alunos da Oficina de Artes da Licenciatura em Estudos Artísticos, dirigida pela companhia. Particularmente atento às questões da linguagem e ao poder associado à capacidade de atribuir significados, Kafka deixou-nos inúmeras pistas para explorar. O ensaísta Walter Benjamin destaca uma delas, dizendo que a sua obra representa um código de gestos que não possuem, à partida, um claro significado simbólico, sendo antes interrogações que se expressam através de jogos e combinações sempre renovadas. Mais do que o texto verbalizado, foram estes gestos, estes movimentos, que quisemos experimentar em palco e que agora partilhamos com o público, para uma travessia conjunta.

Nesta primeira estreia de 2009, A Escola da Noite conta com uma equipa alargada de colaboradores, que inclui a cineasta Fátima Ribeiro, e três actores estagiários, dois dos quais recém-licenciados em Estudos Artísticos que frequentaram a oficina realizada no ano passado.

O espectáculo mantém-se em cena até 26 de Abril no Teatro da Cerca de São Bernardo, de quarta a sábado às 21h30 e aos domingos (excepto no dia de Páscoa) às 16h00. O preço dos bilhetes varia entre os 6 e os 10 Euros e é possível reservar lugares desde já.

Faça-nos companhia!