Archive for Janeiro 30th, 2009

“Auto da Índia: aula prática” – HOJE no TCSB às 21h30

Sexta-feira, Janeiro 30th, 2009

No âmbito da programação associada à exposição “Arquitecturas em Palco”, de João Mendes Ribeiro, A Escola da Noite apresenta hoje, em sessão única para o público em geral, “Auto da Índia: aula prática”, de Gil Vicente.
Ainda e uma vez mais Gil Vicente. Assumidamente um dos mestres d’A Escola da Noite. A companhia a ele regressa com uma aula-espectáculo que sintetiza alguns dos seus princípios de estudo e de prática teatral que, esperamos, contribuam para uma melhor compreensão e fruição de uma das primeiras obras do decisivo feitor do teatro em língua portuguesa: a riqueza da palavra vicentina, a clarificação do texto pela representação dos actores, o espaço teatral como lugar da acção — o teatro a acontecer, finalmente!
O espectáculo inclui uma breve introdução (Gil Vicente, o seu tempo, o seu teatro), a apresentação da peça e, a rematar a sessão, uma conversa com os espectadores. No contexto especial em que se faz esta apresentação, o público pode ainda aproveitar a noite para visitar a exposição de João Mendes Ribeiro, autor do objecto cénico que a companhia reutiliza em “Auto da Índia”.
O espectáculo estreou em finais de 2007 e tem cumprido uma intensa digressão, com mais de 50 sessões apresentadas por todo o país e até em Angola, no passado mês de Maio.
Esta apresentação para o público em geral (recordamos que o espectáculo está em cena para o público escolar, entre 27 de Janeiro e 2 de Fevereiro, mediante marcação prévia) é a primeira oportunidade para o público de Coimbra assistir à mais recente incursão vicentina do grupo.
Façam-nos companhia!