O Relatório da Coisa | CAROLINA SANTOS / MAKINA DE CENA

Pela primeira vez em Coimbra, a Makina de Cena, projecto artístico fundado recentemente em Loulé por Carolina Santos, apresenta “O Relatório da Coisa”, construído a partir do conto de Clarice Lispector, cujo centenário do nascimento se assinala em 2020. Faça-nos companhia!

“Esta coisa é a mais difícil de entender (…) pois envolve o Tempo. Nós dividimos o tempo quando na verdade ele não é divisível. Ele é, sempre e
imutável. Mas nós precisamos de o dividir e por isso criou-se uma coisa monstruosa: o relógio.”

Clarice Lispector

Entre analogias e referências múltiplas, “O Relatório da Coisa” de Clarice Lispector (que completa o centésimo aniversário do seu nascimento em 2020), publicado em 1974, assume novo significado neste mundo que, para além de electrónico, se viciou no virtual e no digital, e onde “ser” já não pertence exclusivamente ao domínio do real e material.
De acordo com este relatório, uma das barreiras a serem vencidas para chegar ao que “é”, consiste na desvalorização da palavra, e em anteceder a nomeação. Assim como o relógio não dá conta do significado do tempo, a palavra poderá ser ineficaz na sua capacidade de significar.
Com a colaboração de Marco Martins e Ana Karina, Carolina Santos propõe-se a transpor “O Relatório da Coisa” para cena, num formato intimista, cruzando a poética do absurdo e do mistério num monólogo muito SVEGLIA.

Makina de Cena

TEATRO
O Relatório da Coisa
uma criação de Carolina Santos
a partir do texto de Clarice Lispector
Mákina de Cena / MdC Teatro
14 e 15 de Fevereiro de 2020
sexta e sábado, 21h30
M/12 > 45′
preço: 10 € (estudantes, jovens, M/65, profissionais e amadores de teatro: 6 €)

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Comments are closed.