Luz de Perdição | CLUBE DE LEITURA TEATRAL

Mário Montenegro (foto: Cláudia Morais)

A quarta sessão da temporada 2020/2021 do Clube de Leitura Teatral terá lugar no TAGV e é dirigida pelo actor e encenador Mário Montenegro.
Como habitualmente, a iniciativa é aberta a qualquer pessoa, devendo as inscrições serem feitas para o e-mail clube.leitura.teatral@gmail.com.

Luz de Perdição
Escrita de modo colaborativo por – Cristiana Paula, Carlos Matos, Ermelindo Leal, Eunice Oliveira, Josephine Blersch, Mário Montenegro, Rosa Baptista, Sara Amaral.
A companhia de teatro Marionet foi responsável, entre 2009 e 2015, por coordenar a criação colaborativa com investigadores de seis peças teatrais criadas e apresentadas no contexto da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.
Luz de Perdição é uma dessas peças, e foi escrita por um conjunto de investigadores e profissionais de diferentes áreas científicas em resposta ao desafio colocado pela NEI de 2015, ano em que se comemorou o Ano Internacional da Luz, de criação de uma peça sobre este tema.
A peça aborda diferentes questões específicas relacionadas com o contexto da investigação científica, como organização e poder hierárquicos, prioridade científica, financiamento da ciência, para além das mais universais e incontornáveis relações humanas.

Sinopse
Maria da Luz, conceituada investigadora científica na área da visão humana, está, num toque irónico do destino, a perder gradualmente a visão. A peça apresenta as suas tentativas de lidar com o problema, mostra uma emocionante relação amorosa e uma vingativa traição científica, e esboça um retrato de ferocidade num laboratório científico, habitat de investigadores mergulhados em exigentes e competitivos percursos profissionais. Tudo isto num mundo controlado pela sombra misteriosa de uma personagem com o nome de Dr. Light.

TEATRO | LEITURA
“Luz de Perdição”
dir. Mário Montenegro
Clube de Leitura Teatral
12 de Janeiro de 2021
terça-feira, 18h30
TAGV > 90′
entrada gratuita
co-organização: TAGV / A Escola da Noite

informações e inscrições
239 718 238 / 966 302 488 / clube.leitura.teatral@gmail.com

MÁRIO MONTENEGRO
Mário Montenegro é actor, encenador, dramaturgo, investigador, professor.
É director artístico da Marionet, uma companhia de Coimbra que se dedica ao cruzamento disciplinar entre o teatro e a ciência, onde dirigiu cerca de 40 espectáculos e onde trabalha regularmente também como actor e dramaturgo.
Tem publicadas as peças “Revolução dos Corpos Celestes” (MAFIA, 2006), “Encontro em Possível” (CETUP, 2006), “A Expressão das Emoções” e “LED” (Imprensa Univ. Coimbra, 2018) e duas traduções, “Sr. de Chimpanzé” de Júlio Verne (Marionet, 2010) e “Cálculo” de Carl Djerassi (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011).
Como investigador, é membro integrado do CEIS20 – UC e interessa-se pelas intersecções entre as Artes Performativas e a Ciência.

Comments are closed.