Gualdim Pais: O Fronteiro de Deus | FERNANDO PINHEIRO

CAPA

A Escola da Noite acolhe no Bar/Livraria do Teatro a apresentação do recém-publicado livro de Fernando Pinheiro, “Gualdim Pais: O Fronteiro de Deus. A vida heróica do maior monge-guerreiro de Portugal”. A apresentação conta com a intervenção de Ana Maria Machado e a entrada é livre.

“Gualdim Pais: O Fronteiro de Deus” é uma biografia romanceada do cavaleiro medieval que se tornou no mais importante mestre da Ordem do Templo e que a história e a lenda vêm consagrando como o maior monge-guerreiro de Portugal. Nascido há 900 anos em Barcelos, rumou para Coimbra na sua adolescência, tendo sido educado no mosteiro de Santa Cruz por figuras como D. Telo, S. Teotónio, D. João Peculiar, Pedro Alfarde, Mestre Alberto, e outros. Formado também cavaleiro no castelo de Coimbra, apoiou Afonso Henriques nas acções da Reconquista, foi à Terra Santa, donde trouxe novidades arquitectónicas que aplicou nos castelos por si reerguidos ou construídos de raiz, como foi o caso de Tomar. É hoje considerado o braço direito do nosso primeiro rei, e a sua vida e a sua obra carecem ainda de muito estudo, dada a pouca importância que a historiografia nacional lhe tem dedicado, injustamente.

APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Gualdim Pais: O Fronteiro de Deus
de Fernando Pinheiro
com a presença do autor e apresentação de Ana Maria Machado
12 de Janeiro de 2019
sábado, 18h00
Bar/Livraria do TCSB > entrada livre

informações:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

CORRECÇÃO: Por lapso, foi originalmente anunciado que a apresentação do livro “Gualdim Pais: O Fronteiro de Deus”, no dia 12 de Janeiro, teria lugar às 16h00. O horário certo é 18h00. Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão.

FERNANDO PINHEIRO

Fernando Pinheiro

Fernando Pinheiro nasceu em Barcelos (1949) e reside em Braga. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra (1988), e obteve o Diploma de Estudos Superiores Especializados em Teatro na Educação, da Escola Superior de Educação do Porto (1998). Ligou-se ao movimento associativo desde a sua juventude, e fundou grupos de teatro como “A Capoeira”, Barcelos (1976) e a Nova Comédia Bracarense (1990).
Como técnico do Município de Braga, promoveu e dirigiu festivais de teatro, como o Mimarte, e, como professor, lançou programas de teatro escolar e de teatro sénior, para além de ter conduzido várias aCções de formação do teatro amador. Ao longo de 40 anos de vida literária, publicou seis livros de poesia, o último dos quais “Assento Doméstico” (2013), oito colectâneas de contos, de que “Terra Mater” (2017) é a mais recente, três romances, quatro monografias de tema histórico-cultural, e conta com muita colaboração dispersa por jornais e revistas da região.
Como actor, interpretou cerca de 60 personagens diferentes em mais de 80 montagens realizadas em diversos grupos amadores da região de Braga. No domínio da escrita dramática, tem peças originais à espera de encenação. Dirige atualmente a Nova Comédia Bracarense e a Oficina de Teatro da Barcelos Sénior.