DesobeDoc 2019 – extensão a Coimbra

Cumprindo este ano a sua sexta edição, o DesobeDoc, “mostra de cinema insubmisso” organizada pelo Bloco de Esquerda a partir da cidade do Porto, volta a realizar uma extensão a Coimbra.
O programa inclui a exibição de dois filmes no TCSB, seguidos de debate: “8, Av. Lenine”, de Valérie Mitteaux e Anna Pitoun, a 10 de Maio, e “O Silêncio dos Outros”, de Almudena Carracedo e Robert Bahar, a 11 de Maio.
Na segunda-feira, dia 13, já num outro espaço – o Bar LiquidâmBar – é exibido “Cabra marcado para morrer”, de Eduardo Coutinho.
Todas as sessões são às 21h30 e têm entrada livre.
Faça-nos companhia!

8, Avenue Lenine
de Valérie Mitteaux e Anna Pitoun
seguido de debate com Valérie Mitteaux, José João Lucas e Bruno Gonçalves

Um documentário sobre Salcuta Filan e os seus dois filhos, Denisa e Gabi: uma família romena que vive há 15 anos nos subúrbios de Paris. Enquanto muitos políticos continuam a defender que os romenos “têm de voltar para casa”, Salcuta prova que a França e a Europa têm capacidade de os receber com dignidade. Porque, como europeia que é, Salcuta escolheu a sua casa aqui, em França.

10 de Maio de 2019
sexta-feira, 21h30
França, documentário, 2018, 100′ > M/12

O Silêncio dos Outros
de Almudena Carracedo e Robert Bahar
seguido de debate com Francisco Louçã e António Pedro Pita e moderação de Catarina Agreira

Em 1977 o parlamento espanhol aprovou uma Lei de Amnistia que garantia a liberdade de todos os presos políticos e a proibição do julgamento de qualquer ato criminoso ocorrido durante a ditadura de Francisco Franco no país. O Franquismo assombrou a Espanha durante 38 anos deixando um imenso número de vítimas e parentes sem respostas. Vencedor do Prémio Goya 2019 de melhor longa metragem documental, este filme que mostra a luta épica das vítimas dos 40 anos da ditadura de Franco em Espanha e que continuam hoje a procurar justiça. Ao longo de seis anos, Almudena Carracedo e Robert Bahar filmaram várias vítimas e sobreviventes – como José “Chato” Galante, que hoje em dia vive muito próximo de seu torturador -, enquanto organizam o chamado “Processo Argentino”; e enfrentam uma amnésia imposta pelo Estado perante crimes contra a Humanidade num país. Após quatro décadas de democracia, este documentário vai além do retrato de um passado recente: pretende questionar o futuro de um país amordaçado por uma parte das instituições e classe política herdeiras diretas do regime franquista, silenciado por um sistema conivente com uma minoria e sequestrado por um silencio inexplicavelmente imposto como arma de pacificação massiva.

11 de Maio de 2019
sábado, 21h30
Espanha/Canadá/França/EUA, 2018, documentário, 96′ > M/12

Cabra Marcado para Morrer
de Eduardo Coutinho
seguido de debate com Miguel Cardina e Bárbara Lobo (colectivo Vozes do Mundo) e moderação de Joana Brilhante

Início da década de 60. Um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens da sua vida, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezassete anos depois, o realizador retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e os seus dez filhos, espalhados pela onda de repressão que se seguiu ao assassinato. O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, através de imagens e lembranças do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.

13 de Maio de 2019
segunda-feira, 21h30