“Curto-Circuito” + “Os Limbos” | Clube de Leitura Teatral com Regina Guimarães e Saguenail

Para a sessão de Maio do Clube de Leitura Teatral, que terá lugar no Teatro da Cerca de São Bernardo a 14 de Maio, convidámos a dupla de dramaturgos Regina Guimarães e Saguenail.
Propõem para leitura a terceira e última cena-peça de “Curto-Circuito” (escrita e apresentada em 2006, imediatamente antes da ocupação do Teatro Rivoli, no Porto) e uma peça de 2015, que nunca foi dada a ler: “Os limbos”.

CURTO-CIRCUITO
Na escuridão de uma sala de teatro onde se aguarda o início de uma representação, um espectador irado vem perturbar a sucessão ritualizada de comportamentos.
OS LIMBOS
Quatro personagens contracenam com os seus próprios fantasmas, entregando-se a um jogo de vida e de morte.

LEITURA
“Curto-Circuito” + “Os Limbos”
de Regina Guimarães e Saguenail
Clube de Leitura Teatral
14 de Maio de 2019
terça-feira, 18h30
M/12 > 60’ > entrada gratuita
org. TAGV / A Escola da Noite

ensaios:
13/05, segunda-feira, 18h30 – 20h00; 21h00 – 23h30
14/05, terça-feira, 14h30 – 18h00

informações e inscrições:
239 718 238 / 966 302 488 / clube.leitura.teatral@gmail.com

Regina Guimarães
Escritora – poeta, dramaturga, ensaísta –, tradutora, dramaturgista, realizadora, argumentista, formadora, com vastíssima obra realizada e publicada: meia centena de livros, mais de 40 peças de teatro, dezenas de traduções e de filmes. Mantém uma forte ligação ao teatro, em particular com companhias e projectos do norte do país – trabalhou com Companhia de Teatro de Braga, Teatro Nacional São João, Academia Contemporânea do Espectáculo, Balleteatro, Teatro de Marionetas do Porto, Teatro Só, Teatro Bruto, Teatro Plástico, Teatro de Ferro, Teatro do Frio, Ao Cabo Teatro, Comédias do Minho, Pele, Teatro Nómada, entre outros.
Entre várias outras actividades, foi membro fundador do Centro Mário Dionísio – Casa da Achada, em Lisboa, e do CONTRAbando, espaço associativo no Porto; foi programadora e animadora do NOVE E MEIA, cineclube nómada (projecto de projecções-conversa regulares em três bairros carenciados do Porto), e participou no “Leitura Furiosa”, um projecto destinado a Zangados com a Leitura (Amiens 2004; Porto 2007; Porto 2008; Porto 2009; Porto 2010; Porto 2011, Porto 2012, Porto 2013, Porto 2014, Porto 2015, Porto 2016, Porto 2017, Porto 2018).
Entre as peças de teatro mais recentes estão “Solange” (Teatro Nómada, encenação de Hugo Cruz, 2016), “Fã” (TNSJ/Clã, encenação de Nuno Carinhas, 2016), “O Mundo é Redondo” (Ao Cabo Teatro, encenação de Nuno Cardoso, 2016), “Poemas de Pé para a Mão” (Teatro Maria Matos, encenação de Joana Providência, 2016), “Musas Difusas” (CCB, encenação de Pedro Moura & Marta Bernardes, 2017), “Condomínio” (texto em curso para o Teatro Nómada, encenação de Hugo Cruz, 2017), “Imóvel” (Teatro Nómada, TNSJ, encenação de Hugo Cruz, 2018) e “Histórias de Além Terra” (para Leonor Keil, Cão Danado, 2019).
Vive e trabalha com Saguenail desde 1975.

Saguenail
Realizador de cinema e escritor, com mais de uma dezena de peças de teatro escritas, quase todas em parceria com Regina Guimarães, com quem vive e trabalha desde 1975. Ainda no Teatro, encenou peças no TEP, na Companhia de Teatro de Braga e no Teatro do Belomonte e desenhou a iluminação de vários espectáculos da Companhia de Teatro de Braga.
Foi Membro fundador da Associação «Filhos de Lumière», vocacionada para a sensibilização ao cinema enquanto forma de expressão artística, e do Centro Mário Dionísio – Casa da Achada, em Lisboa. Programa e anima sessões de cine-clubes dirigidas a públicos escolares ou estudantis. Desde 2004, é membro do Instituto de Sociologia da FLUP.