Sigue la Tormenta | Tranvía Teatro (Saragoça, Espanha)

"Sigue la Tormenta", Tranvía Teatro (foto: Juan Moreno)

“Sigue la Tormenta”, Tranvía Teatro (foto: Juan Moreno)

Num dia integralmente dedicado a Espanha, A Escola da Noite recebe no TCSB a companhia Tranvía Teatro, de Saragoça, que apresenta “Sigue la Tormenta” [“A tempestade continua”], do dramaturgo francês Enzo Cormann. Tanto a encenação de Cristina Yañez como as interpretações de Miguel Pardo e Mariano Anós têm sido altamente elogiadas pela crítica e pelo público.

Nathan Goldring, encenador de sucesso, quer montar o “Rei Lear”, de Shakespeare, num conhecido teatro de Berlim. Para o convidar para interpretar o protagonista, visita Theo Steiner, um actor reformado, desaparecido há 25 anos. Steiner vive solitário numa remota quinta, na Borgonha francesa. Neste encontro, realizado sob uma grande tempestade, os dois homens iniciarão uma viagem vital e essencial que nos revelará alguns episódios do passado de Steiner e do presente de Goldring. Uma viagem profunda que, tal como o “Lear”, questiona a verdadeira essência da alma humana.

“O inferno está vazio e todos os demónios estão aqui”

A obra fala sobre o ser humano. Faz-nos questionar sobre a responsabilidade individual e colectiva, a falsa inocência, a banalidade do mal e o silêncio cúmplice. Sobre a rapidez com que esquecemos aquilo que não quisemos saber. E fala também do sentido da arte em geral e do teatro em particular na sociedade em que vivem, porque, como diz o seu autor, “o teatro é uma muralha contra a barbárie”.

TEATRO
Sigue la Tormenta
Tranvía Teatro (Saragoça, Espanha)

autor Enzo Cormann direcção Cristina Yañez interpretação Mariano Anós (Theo Steiner) e Miguel Pardo (Nathan Goldring)

17 de Setembro de 2016
Sábado, 21h30
M/12 > 70′
[espectáculo falado em Castelhano]
Preços: bilhete normal – 10 Euros; estudante, jovem, > 65 anos e profissionais e amadores de teatro – 6 Euros; entidades protocoladas e funcionários da CMC – 5 Euros; assinaturas TCSB – 5 entradas, 30 Euros / 10+1 entradas, 50 Euros

TRANVÍA TEATRO

Grupo fundado em 1987 por actores e actrizes aragoneses, recém-formados em Arte Dramática e com muita vontade de criar uma companhia profissional de teatro. Estreia o seu primeiro espectáculo – “Gaviotas Subterráneas” de Alfonso Vallejo – na Primavera de 1988. Segue-se “As Criadas”, de Jean Genet e uma série de espectáculos do reportório nacional e internacional que, ao longo dos cinco anos seguintes, apresenta em toda a Espanha, consolidando-se como uma companhia profissional de grande projecção.

Em 1995 encontra um local amplo na cidade de Saragoça, uma antiga garagem para carga e descarga de camiões. Aí decidem criar uma espaço cénico de exibição, pedagogia e criação: o Teatro de la Estación, uma sala de características únicas em toda a Comunidade de Aragão. A sala abriu as portas em Junho de 1996 e funciona até hoje, com uma intensa actividade.

A companhia identifica três linhas de trabalho principais: espectáculos de dramaturgia contemporânea espanhola, ibero-americana ou internacional; espectáculos do reportório universal; espectáculos dirigidos ao público juvenil, de dramaturgia contemporânea ou de revisitação de clássicos.

Uma parte da equipa do Tranvía Teatro dirige programas de formação artística no Teatro de la Estación (A Escola de Teatro), na Aula de Teatro da Universidade de Saragoça, na Escola Municipal de Teatro de Saragoça, entre outros.

 

Comments are closed.