Olhares sobre a adolescência – ciclo de cinema comentado

O I Ciclo de Cinema Comentado “Olhares sobre a Adolescência” nasce de uma colaboração entre a Associação A CORES e o Teatro da Cerca de São Bernardo.

Formato imagem
Este ciclo contempla quatro filmes que retratam diferentes problemáticas associadas à Adolescência, como a construção da identidade e da autonomia, a exploração da intimidade e dos afetos, a transição do conhecido mundo infantil para um novel mundo adulto, a solidão que acompanha o crescimento e o comportamento como forma de comunicar esses avanços e recuos.
O seu objectivo é proporcionar ao público uma reflexão sobre os temas, contando com a presença de convidados ligados à área da saúde mental e a outras áreas do saber.

A CORES
A A CORES – Associação de Apoio a Crianças e Jovens em Risco é uma associação sem fins lucrativos, sediada em Coimbra desde 2009. Esta associação proporciona, entre outros serviços, consultas de Psicologia Clínica a crianças, jovens e famílias que se encontram em situações adversas para o seu desenvolvimento psicológico e/ou qualidade de vida.
Através do I Ciclo de Cinema “Olhares sobre a Adolescência” pretende-se sensibilizar a comunidade para as questões que tantas vezes ocupam o espaço de consulta psicológica, numa proposta de reflexão conjunta, diálogo e troca de conhecimentos.

“Olhares sobre a Adolescência”
I Ciclo de Cinema Comentado

PROGRAMA

“Mamã” (Mommy)
de Xavier Dolan
seguido de debate com
Margarida Matos Beja (psicóloga clínica) e Jacques Houart (antropólogo)
28 de Outubro
quarta-feira, 21h00

mamacartaz

Dianne (Anne Dorval), uma mulher viúva, tem a seu cargo o filho Steve (Antoine Pilon), um adolescente de 15 anos problemático, violento e imprevisível. Depois de algum tempo institucionalizado por ter incendiado um café local, Steve é expulso e regressa a casa. Diane, apesar de se sentir feliz e motivada com o seu retorno, tem dificuldades em lidar com a agressividade do filho. É também ela uma mãe sem respostas, desamparada e perdida, incapaz de impor limites. É então que entra em cena Kyla (Susanne Clément), uma professora tímida com claros problemas emocionais que mora do outro lado da rua. Os três vão desenvolver uma relação peculiar que vai equilibrar e compensar as fragilidades de cada um. Nomeado para a Palma de Ouro em Cannes, o filme recebeu o prémio do Júri.

cinecartaz (Público)

Drama > M/16 > Canadá/França, 2014 > Cores > 140′ > 3 Euros

 

“A Solidão dos Números Primos” (La Solitudine dei Numeri Primi)
de Saverio Costanzo
seguido de debate com
José Manuel Pinto (coordenador da ESEnfC, psicólogo clínico, membro da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica) e Sérgio Dias Branco (professor e investigador de Estudos Fílmicos da UC)
4 de Novembro
quarta-feira, 21h30

SolidaoNumerosPrimosDVD
Adaptado do romance “A Solidão dos Números Primos” do escritor Paolo Giordano, conta a história de Alice (Alba Rohrwacher) e Mattia (Luca Marinelli), dois jovens marcados por um episódio traumático sucedido na sua infância e que os acompanha através da adolescência e idade adulta. Alice, proveniente de um ambiente familiar opressor, desenvolve desde cedo uma anorexia. Mattia, com uma inquebrável média de dezoito em todas as disciplinas, utiliza objetos cortantes para se dilacerar quando tem que lidar com situações difíceis. Nas suas diferenças, Mattia e Alice reconhecer-se-ão na sua solidão, construindo uma amizade defeituosa e assimétrica, feita de longas ausências e de muitos silêncios, próximos mas incapazes de se tocarem realmente. Estreado em 2010, na 67.ª edição do Festival de Veneza, é a terceira longa-metragem do realizador Saverio Costanzo.

cinecartaz (Público)

Drama > M/16 > Alemanha, Itália, França, 2010 > Cores, 118′ > 3 Euros

 

“Eu não sou a tua Princesa” (My Little Princess)
de Eva Ionesco
seguido de debate com
Paula Carriço (psiquiatra, membro da Sociedade Portuguesa de Psicodrama) e Deolindo Pessoa (médico e animador teatral)
11 de Novembro
quarta-feira, 21h30

eunaosouatuaprincesa

Hannah (Isabell Huppert) é uma fotógrafa aparentemente decadente que resolve usar a sua filha Violetta (Anamaria Vartolomei) como modelo fotográfico, num contexto de sensualidade, provocação e erotismo crescentes na Paris dos anos 70. Violetta, ansiando pelo amor da mãe, deixa-se seduzir pelas suas fantasias e pelo glamour da fotografia. A situação torna-se incómoda para Violetta a partir do momento em que os trabalhos exigem uma exposição mais aberta do corpo e o contato físico com rapazes. A realizadora Eva Ionesco desenha com inteligência a dinâmica familiar de uma relação doentia e claustrofóbica, na qual não é percetível a distinção entre os papéis de mãe e filha; onde acaba o amor e começa a dependência.

Cinecartaz (Público)

Drama > M/12 > França, 2011 > Cores > 105′ > 3 Euros

 

“Um Amor de Juventude” (Un Amour de Jeunesse)
de Mia Hansen-Løve
seguido de debate com
Conceição Melo Almeida (psicanalista de adultos, crianças e adolescentes) e Désirée Pedro (arquitecta, docente do Departamento de Arquitectura da FCTUC)
18 de Novembro
quarta-feira, 21h30

UmAmorDeJuventude

Camille (Lola Créton) e Sullivan (Sebastien Urzendowsky) são dois adolescentes a viver intensamente o seu primeiro amor. Quando o Verão chega ao fim, ele decide partir sozinho para uma longa viagem exploratória pela América do Sul. Camille entrega-se à tristeza e, quando Sullivan deixa de escrever, tenta o suicídio, acreditando que perdeu o amor da sua vida. Anos depois, já estudante de Arquitetura e noutra relação, Camille vive uma vida estável, até que Sullivan cruza novamente o seu caminho. A terceira longa-metragem da realizadora e argumentista Mia Hansen-Løve é um filme que aborda a descoberta do amor, da intimidade e da sexualidade na adolescência. É ainda um filme sobre a separação, a passagem do tempo, a força dos sentimentos e a solidão.

cinecartaz (Público)

Drama, Romance > M/12 > França, Alemanha, 2011 > Cores > 110′ > 3 Euros

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Comments are closed.