Ricardo Kalash

Ricardo Kalash (foto © Eduardo Pinto)

RICARDO KALASH (Coimbra, em 1970)
Licenciado em Estudos Artísticos pela Universidade Aberta. Fez o Curso de iniciação ao teatro no Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC) em 1988. Estagiou com Richard Schechner, Rogério de Carvalho, Ricardo Pais, João Grosso, Luís Madureira e Leslek Madjick.
Actuou em dezenas de peças para companhias como A Escola da Noite e Teatro do Morcego, em Coimbra, ou a Companhia de Teatro de Braga, ou ainda na EXPO 98.
Concebeu e actuou em performances para instituições como o Centro de Estudos Sociais e o Museu Nacional de Machado de Castro.
Encenou em teatro amador para o “Curral da Mula” (Abrunheira, Montemor-o-Velho), “A Casa do Teatro” (Trancoso) e “O Pateo das Galinhas” e Universidade Sénior (Figueira da Foz).
Em teatro profissional encenou para o Teatro Anónimo ou o grupo de teatro do Museu Nacional de Machado de Castro. Mais recentemente, encenou as óperas “La Serva Padrona” e “Livietta e Tracollo”, ambas de Pergolesi.
Foi director artístico do “Teatro Anónimo”, de “A Casa do Teatro” e “Curral da Mula”. Dirige o grupo de teatro da Liga dos Amigos do Museu Nacional de Machado de Castro desde a sua criação, em 2000.
Desempenhou funções de direcção de cena n’A Escola da Noite e de direcção de produção no Teatro do Morcego e Encerrado para Obras.
Formador em colaboração com dezenas de escolas e instituições em que se destaca a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Desenvolve, desde há vários anos, trabalho com grupos com Alzheimer e Autismo.
Publicou as peças de teatro “A saga do arco-íris”, “A sociedade” , “A caverna”, “Os bimbos da arte monocromática” e “A escória”.

[CAFÉ BONHEUR — Página do espectáculo]

One Response to “Ricardo Kalash”

  1. […] Para as férias da Páscoa deste ano, tanto a oficina de teatro Ao abrir os olhos (de Ricardo Kalash) como a oficina de ilustração a caverna tem mil cores (de Ana Biscaia) serão desenvolvidas a […]

Leave a Reply

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.