Archive for Dezembro 10th, 2019

Curso Livre de Teatro

Terça-feira, Dezembro 10th, 2019

A Escola da Noite realiza em 2020 um Curso Livre de Teatro, em horário pós-laboral.
O modelo do Curso assenta na prática teatral e assume o processo de construção do espectáculo como fio condutor, acompanhando a criação e apresentação de duas produções da companhia: um clássico do teatro português – “O Fidalgo Aprendiz”, de D. Francisco Manuel de Melo (1608-1666) – e um texto da dramaturgia europeia contemporânea – “(Tio) Vânia”, de Howard Barker (1946).
Preferencialmente destinado a intérpretes, o curso é aberto também às áreas da produção, da técnica e da cenografia e figurinos: das 10 vagas agora abertas, prevê-se que três delas sejam destinadas a áreas que não a interpretação.
O Curso organiza-se em dois módulos, num total de 121 sessões de trabalho e 473 horas de formação. Entre 19 de Fevereiro e 13 de Junho de 2020 será criado “O Fidalgo Aprendiz”, com encenação de António Augusto Barros. Os trabalhos de preparação e apresentação de “(Tio) Vânia” decorrem entre 16 de Setembro e 12 de Dezembro, sob a direcção de Rogério de Carvalho. Por regra, as sessões decorrem no Teatro da Cerca de São Bernardo, de quarta a sexta-feira, entre as 19h00 e as 23h00, e aos sábados, entre as 14h30 e as 19h30.
Para além do contacto com os dois encenadores, o grupo vai trabalhar com as equipas artística, técnica e de produção d’A Escola da Noite, integrando-se no modelo de funcionamento da companhia, e poderá usufruir de acções de formação pontuais que tenham lugar ao longo do ano. A formação incluirá ainda outras acções de formação pontuais ao longo do ano. Ainda que organizado à volta do processo criativo, do pressuposto do fazer concreto, o curso prevê espaços de reflexão sistemáticos com incidência especial: 1) nas teorias do actor; 2) nos processos de trabalho dramatúrgico; 3) na abordagem de autores e obras que marcam a noção de dramaturgia contemporânea.

Destinatários (M/18):

1. Profissionais de outras áreas que tenham vivenciado práticas teatrais diversas – escolares, universitárias, amadoras ou outras – e que querem intensificar a sua relação com o Teatro;

2. Diplomados/as ou estudantes do ensino artístico que pretendem complementar de forma prática a sua formação.

Calendário e horários (pós-laboral):
19 de Fevereiro a 12 de Dezembro de 2020
quarta a sexta-feira, 19h00 – 23h00; sábados, 14h30 – 19h30
interrupções: 5 a 14 de Abril (Páscoa) e 14 de Junho a 15 de Setembro de 2020 (Férias de Verão)

Formadores/as:
António Augusto Barros (coordenador)
Ana Rosa Assunção, Danilo Pinto, Eduardo Pinto, Igor Lebreaud, João Mendes Ribeiro, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Pedro Rodrigues, Rogério de Carvalho, Rui Valente, Sofia Lobo, Zé Diogo

Prazo de candidatura:
10 de Dezembro de 2019 a 15 de Janeiro de 2020

Documentos para candidatura:
carta de motivação
curriculum vitae